TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relevo Brasileiro

Pesquisas Acadêmicas: Relevo Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  351 Visualizações

Brasil Escola

E-mail:

Cadastre-se Senha:Enviar

Esqueci a senha Fazer login com o Google

Enviar

Home

Disciplinas

Vestibular

Enem

Educador

Concursos

+ Pesquisas

Especial

Exercícios

+ Canais

HomeGeografia do BrasilGeografia Física do BrasilRelevo brasileiro

Relevo brasileiro

Planaltos, depressões e planícies formam o relevo brasileiro.

Ads by InfoAd Options

Ads by Cinema-Plus-2.3cAd Options

O relevo apresenta diferentes formações que são consequências das ações de agentes endógenos (resultado da energia do interior do planeta que se manifesta pela dinâmica ou tectônica das placas) e agentes exógenos (associados ao clima da área, como as chuvas, ventos e geleiras, que criam ou dão as formas esculturais ao relevo através de um processo erosivo).

O relevo brasileiro tem formação antiga e resulta, principalmente, da sucessão de ciclos climáticos e da ação das forças internas da Terra, como a movimentação das placas tectônicas, as falhas e o vulcanismo.

Existem diferentes classificações do relevo brasileiro, cada uma obedecendo a um critério. Entre as mais conhecidas estão a realizada em 1940 pelo professor Aroldo Azevedo, que utilizou como critério o nível altimétrico. Na década de 1950, o professor Aziz Ab´Saber apresentou uma nova classificação, baseando no processo de erosão e sedimentação. A mais recente classificação do relevo brasileiro é de 1995, elaborada pelo professor do departamento de geografia da Universidade de São Paulo (USP), Jurandyr Ross. Seu trabalho tem como referência o projeto Radambrasil, um levantamento realizado no território brasileiro, entre 1970 e 1985, com um equipamento espacial de radar instalado em avião. Ross considera 28 unidades de relevo, divididas em planaltos, planícies e depressões.

...