TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Representação Do Espaço Geográfico

Pesquisas Acadêmicas: Representação Do Espaço Geográfico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 3

REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

O QUE É CARTOGRAFIA?

A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.

Na cartografia, as representações de área podem ser acompanhadas de diversas informações, como símbolos, cores, entre outros elementos. A cartografia é essencial para o ensino da Geografia e tornou-se muito importante na educação contemporânea, tanto para as pessoas atenderem às necessidades do seu cotidiano quanto para estudarem o ambiente em que vivem.

O surgimento da Cartografia

Os primeiros mapas foram traçados no século VI a.C. pelos gregos que, em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental.

De todos os povos da Antiguidade, os gregos desenvolveram a base do sistema cartográfico atual. Admitiram a forma esférica da Terra com seus polos, Equador e trópicos. Foram eles que desenvolveram o sistema latitude e longitude.

Hoje, a cartografia é feita por meios modernos, como as fotografias aéreas (realizadas por aviões) e o sensoriamento remoto por satélite. Além disso, com os recursos dos computadores, os geógrafos podem obter maior precisão nos cálculos, criando mapas que chegam a ter precisão de até 1 metro.

COMO SE LOCALIZAR NA SUPERFÍCIE TERRESTRE?

Por convenção, o homem adotou um sistema de reconhecimento de pontos na superfície terrestre, denominada Rosa dos Ventos. Os principais pontos são chamados cardeais, sendo eles: norte (N), sul (S), leste ou este (E) e oeste (O).

Entre os pontos cardeais, existem os chamados pontos colaterais, que são: nordeste (NE), sudeste (SE), sudoeste (SO) e noroeste (NO). Ainda existem os pontos subcolaterais, sendo eles: norte-nordeste (N-NE), este-nordeste (E-NE), este-sudeste (E-SE), sul-sudeste (S-SE), sul-sudoeste (S-SO), oeste-sudoeste (O-SO), oeste-noroeste (O-NO) e norte-noroeste (N-NO).

Para localizar com exatidão continentes, países, cidades ou qualquer outro ponto sobre a face da Terra, foram estabelecidos paralelos e longitudes, assim como meridianos e longitudes.

Paralelos: São círculos imaginários dispostos paralelamente em torno do planeta, circundando-o no sentido leste/oeste. A Linha do Equador envolve a Terra em sua porção mais larga, dividindo o planeta em dois hemisférios, o Norte e o Sul. Além disso, a Linha do Equador é a referência para se estabelecerem os paralelos terrestres, sendo eles o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, localizados no Hemisfério Norte; e o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, localizados no Hemisfério Sul.

Latitude: É a distância medida em graus a partir de qualquer ponto da superfície terrestre até a Linha do Equador, até 90° norte e 90° sul.

Meridianos: São semicírculos imaginários, que se estendem de um polo ao outro. O único meridiano que recebe nome especial é o de Greenwich, em referência à cidade de mesmo nome, na Inglaterra. Todos os pontos situados em um mesmo meridiano possuem a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com