TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

República de Jacobina

Tese: República de Jacobina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2014  •  Tese  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 2

República Jacobina

A república jacobina foi a fase com mais dura da Revolução Francesa, com radicalismo e terror. Na época varios paises europeus ficaram indignados e temeram que o que tinha ocorrido na França ocorresse em seus territórios. Começou quando os jacobinos, com apoio dos sans-culottes e da Comuna de Paris, assumiram o poder no momento crítico da Revolução e em 21 de janeiro de 1793, executaram Luís XV na guilhotina.

Em julho, quando Marat que era uma das pessoas atualmente no poder foi assassinado pela jovem Charlotte Corday, as pessoas se exaltaram. Dalton, que era o criador do Comitê de Salvação Pública foi substituído por Robespierre e foi expulso do partido. Desde então teve o início o Terror Jacobino ou Grande Terror, que teve como resultado a condenação de 35 a 40 mil pessoas à guilhotina incluindo pessoas como a ex-rainha Maria Antonieta e o químico Antoine Lavoisier (considerado o criador da Química moderna).

Cansados do terror, de execuções, congelamento de preços e dos excessos revolucionários, a burguesia queria paz para seus negócios. Os sans-culottes planejavam radicalizar ainda mais a revolução. Porém, Robespierre declarou a pátria em perigo e tomou uma série de medidas para evitar as radicalizações, os sans-culottes que tinham as radicalizações masi radicais, como a dos partídarios de Hébert e de Danton foram executadas.

Reação Termidoriana

A Reação Termidoriana é considerada uma das fases finais do processo da Revolução Francesa e marca a volta dos girondinos ao poder. Os girondinos que sobreviveram ao Terror elaboraram um golpe para derrubar os jacobinos do poder. O golpe foi chamado de 9 Termidor, que era de acordo com o calendário revolucionário francês o dia 27 de Julho,e esse golpe marcou a queda da pequena burguesia jacobina e a retomada da alta burguesia girondina ao poder. Robespierre e seus partidários foram guilhotinados e a Comuna de Paris e o partido jacobino foram extintos.

No poder entre os anos de 1794-1795 a Convenção Termidoriana fez com que a Lei do Preço Máximo que era o congelamento da economia e o encerramento da supremacia da Junta de Salvação Publica fossem anuladas. Também foram extintas as prisões arbitrárias e os julgamentos e os jacobinos passaram a ser perseguidos. Em 1795, a Convenção fez uma nova constituição, a Constituição do Ano III, fazendo com que o voto para as eleições legislativas fosse censitário e assim, marginalizando grande parte da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com