TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Bibliográfica do Livro Cidadania

Por:   •  22/5/2017  •  Resenha  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  1.479 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha Bibliográfica do livro Cidadania

Cap. 5 - Teologia Política Prática

CONTU, L. et.al. Cidadania. Edição 2016. Curitiba: SGEC- Secretaria Geral de Educação e Cultura, 2016. p. 97-110.


        Lécio Rafael João Contu Possui graduação em Licenciatura em Teologia pelo Instituto e Seminário Bíblico de Londrina(1999). Atualmente é Professor do Instituto Teológico Quadrangular.

        O livro Cidadania, editado e publicado no Brasil em 2016, faz parte da grade curricular do Instituto Teológico Quadrangular. Composto de 130 páginas e 6 capítulos, o livro aborda conceitos que envolve cidadania, a Organização Social e Política brasileira.

        O capítulo 5, objeto desta resenha, tem como título: Teologia Política Prática. Na introdução do capítulo os autores ressaltam que a Bíblia nos orienta a orar pelas autoridades, e que muitas vezes nos omitimos nesta tarefa.

        Os autores seguem mostrando que, não se pode ignorar as orientações da Bíblia para a vivência política e social. Comentam o dever do cristão em relação às autoridades que são:

  • Suplicar: pedir com Fervor,
  • Orar: apresentar diante de Deus,
  • Interceder: buscar ao Senhor a favor das autoridades,
  • Agradecer: ações de graça
  • A Bíblia nos orienta desta forma para que tenhamos uma vida calma e tranqüila em piedade e honestidade.

        

        O capitulo relata que  a Igreja Evangélica necessita ser mais participativa, tomando posição e espaço em relação aos setores públicos especialmente na política. Segundo, a Apostila Cidadania, ITQ, pg. 18 Teologia Política é o ramo filosofia política e da teologia que investiga a conexão entre política e religião e o resultado desta interatividade bem como busca de orientação bíblica e espiritual para o exercício da cidadania sob a regência das Escrituras Sagradas. Como teologia , busca na revelação (Bíblia) a fonte de esclarecimento e conhecimento. Ocupa-se da questão de como os planos espirituais e físicos podem estabelecer e manter convênios.

        

        Tanto nas sociedades mais primitivas quanto nas nações mais desenvolvidas pode-se observar o amálgama entre as leis ou princípios normativos e a religião. É esta conjunção que faz com que seja indispensável o exame de uma teologia política. Se Deus tem algo a nos dizer acerca de política e nossas responsabilidades cívicas, então, temos que ouvi- lo.

        A proposta cívica da teologia política é revelar o interesse de Deus, em ser o soberano de um estado teocrático,uma sociedade de adoradores. Como mensagem evangélica, a teologia política propõe uma cidadania que manifesta todo interesse da comunidade dos crentes em realizar o ideal de Deus para a felicidade coletiva de seus filhos. Mediante o bom testemunho cívico, dado pela comunidade de cidadãos crentes, tornar-se à possível a comunicação de um evangelho libertador. Da mesma maneira, remete o observador secular ao reconhecimento da soberania de Deus manifesto nas obras piedosas do crente.
        Antigamente, os poderes dominantes eram caracterizados pela quantidade de homens aptos para a guerra, pelos exércitos,pela quantidade de cavalos, de armas, pelas riquezas do reino. Hoje os poderes são outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com