TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica - How many people can live on earth

Por:   •  24/11/2015  •  Resenha  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

SAMUEL HENRIQUE DE S. MACIEL

Resenha crítica: How many people can live on earth planet ?

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro – RJ.

24/09/2015

                                                                                                                               

O documentário “How many people can live on earth planet ?”, produzido pela BBC e apresentado pelo naturalista David Attenbourough apresenta um alerta sobre um futuro catastrófico, quando a Terra não mais terá recursos para suprir os seres humanos. Segundo o apresentador, isso será causado pelo atual crescimento populacional. Esse aumento da população do planeta seria responsável pelo aumento do lixo, pela falta de alimento e também pela extinção de vida selvagem.

Ainda no início do documentário Hania Zlotnik, do departamento de população da ONU, faz referência ao crescimento populacional ocorrido durante sua vida, na metade do século XX a população era de cerca de dois e meio bilhões de pessoas e atualmente apresenta em torno de sete bilhões. Isso quer dizer que do século XX para o XXl a população triplicou. E isso só foi possível graças aos avanços conquistados na áreas sanitária e médica, que possibilitaram a prevenção e o combate à doenças.

Para dar base à ideia de que o aumento populacional causará o esgotamento dos recursos que o planeta Terra oferece o autor dá apoio à políticas implementadas na China e na Índia, além de citar a falta de água na Cidade do México. Na China a referência é feita à política do filho único, adotada na década de 70. A finalidade é conter o crescimento populacional, já que a China ainda hoje, mesmo com tal política apresenta em torno de um bilhão e trezentos milhões de habitantes, vale ressaltar que estima-se que sem a política haveria quatrocentos milhões de habitantes a mais.

No que se refere à Índia o documentário apresenta uma política de controle de natalidade introduzida através da punição a homens que cometessem crimes. Sendo assim, aquele que fosse preso seria castrado. Além disso, houve campanha de castração gratuita oferecida por governos locais. Entretanto, a campanha atingiu muito mais os homens que já tinham filhos. Não obstante é necessário dizer que o professor Irudaya Rajan aponta a política de educação e planejamento familiar instituída em Trivandum foi eficaz, ele ainda ratifica isso perguntando a um gruo de estudantes quantos irmãos cada um tem. A maioria das crianças entrevistadas possuía entre zero e 1 irmão.

Na Cidade do México, em torno de vinte milhões de pessoas sofrem com a falta de água. O recurso só é conseguido através da contratação de caminhões pipa. Moradores dessa região afirmaram conviver com racionamento de água constante, e pediram para que o mundo utilize a água de forma responsável. O apresentador afirma que a água que se usa em residências é apenas uma fração da quantidade utilizada nas indústrias e na agricultura.

O documentário produzido pela BBC tem como apresentador um naturalista, e ao longo do programa são consultados moradores, professores, moradores e pessoas que trabalham com a questão do crescimento populacional. David Attenborough é reconhecido por seus trabalhos e programas sobre história natural. Entretanto, uma das grandes críticas que ele sofre está relacionada ao fato de não possuir profundidade nos temas que ele trata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com