TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE CRÍTICA DO ARTIGO: HOW APPLYING INSTRUMENTAL STAKEHOLDER THEORY CAN PROVIDE SUSTAINABLE COMPETITIVE ADVANTAGE

Por:   •  19/12/2020  •  Artigo  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE CRÍTICA DO ARTIGO: HOW APPLYING INSTRUMENTAL STAKEHOLDER THEORY CAN PROVIDE SUSTAINABLE COMPETITIVE ADVANTAGE

1. A unidade de análise deste artigo é a teoria instrumental dos stakeholders (IST).

2. Para debate, é relevante entender por qual motivo as prescrições da pesquisa de IST não são o modo dominante de relações firma / partes interessadas?

3. A hipótese central do IST é que o desenvolvimento de relacionamentos com as partes interessadas levará a um melhor desempenho financeiro. Qual empresa serviria de exemplo prático para essa afirmação?

4. Este artigo examinou como e em quais circunstâncias uma estratégia de gestão de stakeholder, baseada em um conjunto refinado de normas éticas associadas ao IST, pode levar a uma vantagem competitiva sustentável. Ao final, o artigo forneceu um modelo que ilustra que, dadas as condições contextuais e específicas da empresa, os benefícios incrementais são vantajosos.

5. Como conclusão, foi constatado que os benefícios gerados as empresas,  podem superar os custos da sua implementação. As empresas que têm sucesso no desenvolvimento de uma capacidade de relacionamento próximo podem desfrutar de uma vantagem competitiva sustentável porque tais capacidades são provavelmente raras e muito difíceis de imitar, mesmo em contextos em que são mais vantajosos.

6. Ponto forte: Análise das pesquisas existentes do IST e identificação de três deficiências significativas que limitam sua utilidade para acadêmicos e gerentes corporativos. São elas:

Como uma prática pode gerar vantagem competitiva sustentável se muitas empresas a estão empregando ou se podem adotá-la facilmente?

Como uma prática pode ser considerada valiosa se os custos de sua adoção excedem os benefícios que ela produz?

Os benefícios das práticas éticas são os mesmos para empresas que produzem commodities simples - por exemplo, parafusos e porcas ou papel de copiadora - e para empresas que produzem telefones celulares ou equipamentos médicos complicados?

Ponto fraco:  Ausência de análise sobre se a teoria pode ser aplicada em culturas diferentes da estudada.

7. O artigo demonstra que os benefícios do esforço conjunto de criação de riqueza da empresa / partes interessadas devem ser distribuídos de forma justa e a estratégia não exige que nenhuma outra parte seja afetada negativamente. Na verdade, uma cultura ética no nível da empresa que fosse mais favorável a uma estratégia de CSRE também desencorajaria os gerentes de piorar a situação de outras partes.

8. Para pesquisas futuras, ficam as questões relacionadas às diferenças culturais, pois essa pesquisa pode não se aplicar a culturas diferentes daquelas encontradas na América do Norte e particularmente nos EUA. 

9. A compreensão   que o desenvolvimento de relacionamentos de proximidade das partes interessadas, levará a um melhor desempenho financeiro.

10. A QUESTÃO 10 NÃO ESTÁ COMPLETA. NÃO ENTENDI QUAL É A PROPOSTA DA MESMA. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com