TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do artigo “Can People Value Protection against Invasive Marine Species?

Por:   •  30/11/2016  •  Resenha  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 5

Análise do artigo “Can People Value Protection against Invasive Marine Species? Evidence from a Joint TC–CV Survey in the Netherlands” dos autores Paulo A. L. D. Nunes e Jeroen C. J. M. Van Den Bergh

Guilherme Ribeiro da Silva

201501462

O tema central do artigo é evidenciar os danos causados por um conjunto de algas nocivas (Harmful algal-bloom species/HABs) ao meio marinho. Essas algas HABs
causam uma variedade de riscos à saúde humana, que vão desde distúrbios gastrointestinais, através do consumo de frutos do mar contaminados, até as irritações da pele, devido ao contato com as algas na água (por exemplo, na praia). Além disso, certas HABs causam risco importantes sobre o ecossistema marinho, o turismo marinho e recreação devido à produção de espumas grossas com odores repelentes e coloração repulsiva da água da praia; incluindo as “marés vermelhas”.   O objetivo do artigo é fazer uma valoração econômica de um programa de proteção do meio marinho como forma de prevenção às espécies de algas nocivas ao longo da linha costeira do mar aberto do Norte da Holanda.

As algas são introduzidas, principalmente, nas águas do Norte da Europa através da água de lastro de navios, isto é, a água transportada pelos navios através dos oceanos de modo a manter a embarcação em equilíbrio. Portanto, faz sentido para as autoridades portuárias imporem normas sobre o tratamento de água dos lastros. Evidentemente, há custos associados à essa atividade. E esses custos nos levam a perguntam quais os benefícios que estão associados aos programas de proteção marinha. Sendo assim, este artigo é direcionado a uma avaliação quantitativa dos benefícios de não-mercado associados com a introdução de normas de água de lastros.

[pic 1]

A medida de bem-estar adotada reflete a disposição máxima a pagar (DaP) dos consumidores. Isto implica que a presente distribuição dos direitos de propriedade é respeitada, para que os indivíduos tenham que pagar pelo programa de água de lastro.

Como os entrevistados devem estar desconhecidos com o mercado CV proposto,
o programa de água de lastro é cuidadosamente descrito. Isso abrange: (a) a construção
de um complexo de tratamento de disposição água de lastro no porto de Roterdão, uma
circuito interno onde a água de lastro será transferido para e submetidos a um
tratamento físico-química apropriado, o que elimina todos os HABs; e (b)
a implementação de um programa de monitoramento de algas da qualidade da água a céu aberto do Mar do Norte da Holanda. A escolha de um mecanismo de pagamento que acompanhou de perto as diretrizes da NOAA para convencer os entrevistados que o mecanismo de pagamento é adequado para resolver o problema e reflete um método justo de pagamento. Além disso, os entrevistados são informados que os orçamentos atuais das companhias de navegação são insuficientes para permitir a implementação de esquemas de prevenção e monitorização do meio marinho. Nessas condições, os autores adotaram um regime fiscal nacional, rejeitando alternativas. Antes da aplicação do questionário, um esboço do questionário foi testado em um número de entrevistas piloto. Os autores optaram por uma pesquisa com pessoas porque, geralmente, leva à maior resposta de pesquisa, bem como permite o uso do formato de elicitação dupla questão dicotômica delimitada DaP.

O questionário possui duas partes. A primeira procura reunir informações sobre os custos de viagem, tempo de viagem e despesas no local. Estas informações são usadas para esclarecer os benefícios de uso de recreação. A segunda parte inclui o exercício de valoração contingente. Isto é projetado para obter esclarecimentos sobre os benefícios de não-mercado do ecossistema marinho. A aplicação do questionário ocorreu durante agosto de 2001, em Zandvoort. Este é o resort de praia mais popular na Holanda e está localizado no Norte da Holada. O resort oferece várias atividades de recreação na praia, como natação, ciclismo, kite, windsurf e vela. Usando um simples mecanismo de seleção de amostras aleatórias, o entrevistador contatou 352 grupos de visitante, dos quais 242 preencheram o questionário. A taxa de participação foi de 69%. Os estrangeiros representam 1/3 de toda recusa. A demografia do questionário e as características socio-economicas indicam que o entrevistado médio possui 41 anos e tem uma renda familiar mensal entre 1.800 a 2.300 euros. A maioria dos entrevistados eram mulheres. A amostra é bastante representativa para os Países Baixos.

As respostas à pesquisa sobre os dades de viagem mostram que mais de 50% dos entrevistados levou um carro para viajar para Zandvoort, 20% chegou através de transportes públicos (ou seja, trem), 10,7% foram de bicicleta e 15,6% chegaram a pé. Os visitantes que foram de trem, levaram em média, 2h25min e os que foram de carro, em média 1h23min. Com base desta informação, os autores foram capazes de calcular o custo individual de viagem de carro. Finalmente, os entrevistados foram solicitados a indicar a sua opinião sobre as prioridades na gestão costeira e praia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (36.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com