TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha critica do filme o besouro

Por:   •  16/4/2015  •  Resenha  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  16.823 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRITÍCA DO FILME: O BESOURO

O filme O BESOURO conta a história de um capoerista que ficou conhecido como Besouro. O filme trás aspectos culturais muito marcantes dos brasileiros. O camdoblé por exemplo, que hoje muitos marginalizam chamando de “macumba”, é apresentado no filme na sua excencia pelos elementos da natureza, onde cada um representa uma entidade, um orixá, que cuida dos seus filhos, sem distinguir o que é o bem ou o mal, pois ambos caminham juntos.

O filme mostra que mesmo depois de 20 anos da abolição os negros eram tratados como escravos, exerciam as mesmas atividades que na epoca da escravatura, sob as mesma condições de maus tratos, assim o processo de opressão mantinha-se. O negro por falta de oportunidades , e sem alternativa se torna marginal pela consequência do que o mundo lhe oferece. Besouro cresceu nessa realidade, se rebelou e ficou famoso pelos enfretamentos aospatrões e por vingar os companheiros.

A capoeira é bem representada não só como luta, mas sim com respeito. È usado como forma de libertação. O  respeito que Besouro tinha por seu mestre era muito grande, ele não era apenas seu professor de capoeira era um divulgador de ideias, puramente intelectual e não fisico, tanto que no filme o mestre não luta capoeira, ele simplesmente trabalha com ensinamentos.

ANALISE DO FILME SOB A OTICA:

  1. MEIO AMBIENTE: Apresenta vegetação original de Mata Atlântica com ligeiras incursões exemplares característicos de caatinga e até de cerrado.
  2. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA: O Recôncavo baiano é a região geográfica localizada em torno da Baía de Todos-os-Santos, abrangendo não só o litoral mas também toda a região do interior circundante à Baía.
  3. CLIMA: Devido à sua latitude, o clima tropical predomina em toda a Bahia, apresentando temperaturas elevadas, em que as médias de temperatura anuais, em geral ultrapassam os 30 °C.
  4. ÁPICE:
  5. ONDE ACONTECE E QUANDO ACONTECE A CATARSE NO FILME?:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com