TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Vídeo “Terra, o poder do Planeta-Atmosfera” BBC

Por:   •  18/8/2015  •  Resenha  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  7.808 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CURSO BACHARELADO EM GEOGRAFIA

[pic 1]

FRANCISCO MONTEIRO

Resenha do Vídeo
“Terra, o poder do Planeta-Atmosfera”
BBC

DISCPLINA: CLIMATOLOGIA E METEOROLOGIA

PROFESSORA: ANA CLARA MAGALHÃES DE BARROS

CAICÓ

2015

Resenha do Vídeo
“Terra, o poder do Planeta- Atmosfera”

O vídeo inicia, discorrendo sobre as camadas da atmosfera, fala especificamente de uma das camadas: A Troposfera. O vídeo nos mostra que essa camada é muito instável, é nela onde ocorre os fenômenos meteorológicos, por isso que o tempo é tão difícil de se prever, justamente por essa camada ser tão instável. Depois o vídeo começa a falar sobre a Estratosfera, nessa camada o ar é instável, nela fica a camada de ozônio que nos protege da radiação ultravioleta.

Depois o vídeo ainda lembra de Joseph William Kittinger, o primeiro homem a ir nos limites da Estratosfera, atingindo os 31 mil metros de altitude, mas a frente é dito que na Estratosfera acontece o fenômeno das nuvens noctilucentes, que são as nuvens mais altas que temos, após o vídeo ainda fala sobre a Termosfera e a Ionosfera. É relatado ainda que a Troposfera influencia nossa vida na terra de forma direta, assim também como nós podemos influenciar a Troposfera com nossas ações, podemos contribuir de forma positiva ou de forma negativa, dependendo de nossas ações.

Os tornados também são lembrados no vídeo, tornados estes que podem atingir mais de 300 Km/h, devemos lembrar ainda da atmosfera como fluido, pois ela dar forma a terra e ainda é capaz de cortar até rochas. Mais à frente é mostrado que o deserto do Saara tem uma contribuição para a “saúde” da floresta amazônica, pois o vento traz partículas de areia e deposita na troposfera acima da Amazônia, também é lembrado que o calor é o grande responsável por mudanças no clima e no tempo meteorológico.

Em seguida é dito que em Purmarmarca, acontecem as tempestades mais violentas do mundo, é a cidade que mais cai raios no mundo, devido a barreira das montanhas que barram a umidade e o ar quente que vem da Amazônia e o ar frio e seco do polo sul, então nessa junção das massas de ar, ocorrem as tempestades mais violentas do mundo. O vídeo ainda nos mostra que para entender a formação da atmosfera devemos entender como funciona os estromatólitos, já que eles são os organismos mais antigos do planeta, estudando ele entendemos como funcionava a terra, já que eles são os grandes responsáveis pela formação da atmosfera. O documentário ainda estabelece limites para a vida humana, no máximo até 5000 metros de altitude podemos ter a fecundidade, acima disso se torna impossível a reprodução, também fala sobre a importância dos gases do efeito estufa, para manter a temperatura sem grandes variações, permitindo assim a vida na terra.

Vimos que a atmosfera é de grande importância para a vida na terra, tanto pelo suplemento de oxigênio, quanto pelos fenômenos meteorológicos inseridos na mesma, o documentário nos fez pensar de maneira critica sob os efeitos da poluição humana sob a atmosfera e consequentemente sobre a nossa vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com