TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Fácies Sedimentares

Por:   •  10/5/2015  •  Resenha  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com o estudado em sala de aula, fácies sedimentares são aspectos que dependendo da necessidade podem ser descritivos, baseando-se nas características das rochas como composição mineralógica, textura, estrutura sedimentares, conteúdo paleobiológico entre outros. Como podem ser interpretativos utilizados para englobar grupo de fácies tidos como originados em um meio ambiente, ou em condições ambientais similares.

Segundo Walker fácies podem ser definidas em muitas escalas diferentes. Considerando um estudo especificamente dedicado à interpretação dos ambientes deposicionais, geralmente o corpo rochoso é subdividido em fácies constituintes (unidades de aspecto similar). Este é um procedimento de classificação, e o grau de subdivisão é regulado pelos objetivos do estudo. Se o objetivo é a descrição de rotina e interpretação em grande escala, uma ampla subdivisão de fácies pode ser suficiente. Se o objetivo é mais detalhado, talvez envolvendo o refinamento de um modelo existente ou a definição de um novo, a subdivisão fácies deve ser mais detalhada. A escala de subdivisão não dependente só dos objetivos, mas do tempo disponível no campo, do grau de preservação, e da abundância das estruturas físicas e biológicas nas rochas.

O modelo de fácies estudado em sala de aula foi o proposto pelo Walker no qual é um esquema interpretativo com vistas à explicar uma associação de fácies.

No conceito de associação de fácies o livro cita a mesma definição apresentada em sala de aula referenciada por Miall (1984) e complementa com o conceito de elementos arquitetônicos, que estende a definição de associação de fácies enfatizando também sua geometria tridimensional, alem disso, os elementos arquitetônicos são componentes em larga escala de sistemas deposicionais, eles são mais comuns na natureza, menos influenciados pelos fatores locais e assim sua aplicação é mais universal.

Foi discutido que tais associações são essencialmente descritivas, enquanto que o modelo apresenta um esquema de interpretação.

As definições de sistemas deposicionais e tratos (tracts) do livro se assemelham com as dadas em aula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com