TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Rochas Sedimentares

Por:   •  24/8/2019  •  Monografia  •  6.396 Palavras (26 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 26

O ciclo sedimentar incluído dentro do ciclo das rochas.

Denudação e Intemperismo.

O conjunto dos processos que colocam as rochas expostas na superfície da terra chama-se denudação, cujas causas são diversas e que depois resulta no rebaixamento gradativo da superfície das terras emersas. Inicia-se com o intemperismo, o qual se refere aos vários processos de desintegração física e decomposição química, que ocorrem quando as rochas na superfície da terra são expostas aos fenômenos atmosféricos como a chuva, vento, calor, geleiras etc. Esses processos produzem também solos e mantos de alteração (regolito e saprólitos), notadamente em regiões submetidas a clima tropical úmido. Além desses efeitos nas rochas, elas são afetadas pela atividade exercida pelas plantas e pelos animais, o que dá origem ao intemperismo biológico.

O processo subsequente ao intemperismo é o binômio erosão-transporte, por meio do qual os produtos do intemperismo são removidos e transportados. Os mais importantes meios de transporte de sedimentos são os rios e as geleiras, e o mais importante ambiente deposicional é representado pelos oceanos e mares.

Tipos de Intemperismos.

Intemperismo Físico.

Exemplos:

Alívio de pressão.

Ocorre em maciços rochosos comprimidos pela pressão de soterramento, quando o os materiais a eles superpostos vão sendo retirados pela erosão, causando expansão vertical do maciço, normalmente acompanhado por faturamentos sub-horizontais.

Expansão e contração da rocha por efeito térmico,

É causado por insolação que induz ao seu faturamento mecânico.

Ação alternada de processos de congelamento e degelo.

Intemperismo Químico;

É a dissolução das rochas e/ou minerais por processos químicos.

Intemperismo Biológico

Envolve a ação de compostos químicos relacionados com as atividades orgânicas dos vegetais, assim como a remoção mecânica dos materiais granulares de um ponto para outro na superfície. Os fatores envolvidos no intemperismo biológico são:

Quelação:

É o processo na quais cátions metálicos são incorporados às moléculas de diversos compostos orgânicos. Raízes de plantas são localmente carregadas de íons de H+ qual é forte o suficiente para hidrolisar minerais, decompondo-os para que possam participar da dieta vegetal. A energia necessária para esse particular processo de intemperizar minerais provem dos raios solares, absorvidos pelas folhas das plantas.

Ação de cunhas de raízes: a ação mecânica de raízes e troncos de vegetais que crescem dentro de fraturas, planos de acamamentos e xistosidade pode quebrar a rocha pela pressão exercida, expondo mais área superficial para o avanço do intemperismo físico e químico.

Ação e escavação de animais.

É um processo intemperico certamente subestimado. Insetos podem remover grandes quantidades de solo e materiais alterados; certas colônias de formiga podem transferir para a superfície toneladas de material granular tamanho areia e silte de uma profundidade de ate 50 m. criando porosidade que facilita a penetração de água de chuva, abrindo caminho para atuação de outros processos intemperico. Mamíferos, como doninhas e furões, animais que moram em tocas, podem formar colônias com centenas de indivíduos, que, como os insetos descritos, expõem toneladas de materiais granulares aos processos de transporte, contribuindo para o aumento da sedimentação em regiões chuvosas.

Corrosão por ácidos vegetais.

Ao ocupar fendas em rochas, as plantas, na presença de água liberam material vegetal em decomposição, podendo manter superfícies rochosas quimicamente ativa.

Produtos do Intemperismo:

Os processos intempericos atuam nas rochas gerando vários produtos detríticos ou em solução, os quais, quando transportados e depositados, formam depósitos de lama, areia, cascalho, dentre outros, além de depósitos químicos. Esses produtos são os sedimentos, e ao serem litificados durante a diagênese, darão origem às rochas sedimentares.

Essas ‘’partículas” constituem os sedimentos que de alguma forma serão transportados e posteriormente depositados.

Estabilidade química dos minerais.

Sedimentos

Corpo de materiais inconsolidados acumulados na superfície da Terra ou próximos a ela, sob condições de baixas temperaturas e baixas pressões. É geralmente, mas não sempre, depositado a partir de um fluido.

Classificação dos sedimentos

Tabela 2- Classificação dos sedimentos clásticos com base na granulometria, segundo Wentworth (1922).Fonte: Decifrando a Terra.

Erosão, transporte e deposição.

•  A erosão é a remoção do material intemperizado. Sem a erosão, as partículas resultantes do intemperismo das rochas se acumulariam onde foram formadas.

•  O transporte está intimamente relacionado com a erosão, levando as partículas (sedimentos) e/ou soluções para outras localidades.

•  Quando o transporte cessa, ocorre a deposição do sedimento (sedimentação), numa forma característica do agente que o transportou.

Compactação e diagênese

Processos que convertem um sedimento inconsolado (clástico, químico ou biogênico) em rocha sedimentar (Litificação).

Diagênese é o conjunto de mudanças físicas, químicas e biológicas que transforma um sedimento em rocha sedimentar e alteram suas propriedades. Após terem sido formadas.

As condições naturais que comandam a diagênese são:

Temperatura < 200º C

Pressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.4 Kb)   pdf (137.2 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com