TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Livro

Por:   •  26/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ – UNESPAR
CAMPUS DE PARANAVAÍ

Acadêmico (a): Thalia Fernandes Barreto
Professora: Fernanda Perdigão
Matéria: Evolução do Pensamento Geográfico
1ºAno de Geografia

TRABALHO DE RESUMO DO LIVRO

Livro: O Planeta Terra
Ator: I.O. Evans
Editora: Melhoramentos

Este livro nos apresenta a evolução do pensamento do homem, tendo como início a criação do mundo, a forma da Terra, as orientações pelos astros, a habitação do homem e suas viagens, que nos ajudaram a distinguir os pontos cardeais.

A transformação da geografia como ciência as medições da Terra, seu movimento, a ideia de como se formou as rochas, nuvens, relâmpagos tendo assim as primeiras ideias sobre geologia, vendo também a estrutura da terra e o poder de vida em cima dela.

Ao início da idade média e a Renascença vemos que pouco dos conhecimentos adquiridos nos tempos clássicos foram esquecidos, assim o globo terrestre foi concluído e considerado veículo divulgador dos conceitos geográficos.

O estudo da geologia vai mais a fundo e surge uma nova astronomia, prevendo com facilidade o movimento da Terra ao redor do Sol.

O desenvolvimento da geologia a teoria sobre o universo, nos mostrou que a Terra teria sofrido o resfriamento lento, no sentido da superfície para o inferior.

O mesmo nos apresenta a busca do continente meridional sobre os estudos de calor interno da terra assim a geologia experimental começa a ser estudada.

O avanço da astronomia vem à tona, e desse modo se estudam outros mundos, o nosso universo e sua formação real, as catástrofes ocorridas, os descobrimentos de fósseis, entre outros e dessa maneira a geologia é constituída como ciência.

O estudo sobre o homem se evoluiu e descobre-se que o homem não descende do macaco, mas o macaco e o homem descendem de um grupo ancestral comum.

O estudo da Terra nos dias de hoje, o clima, as rochas, os fluxos de água, as geleiras, o mar, a formação de terremotos e tudo sobre o estudo geológico tem sido cada vez mais aprofundado pelo homem que até então conseguiram as viagens espaciais que efetuou o lançamento dos primeiros satélites artificiais pela URSS.

E assim vemos um geral conhecimento de como se evoluiu a geografia geológica.

Paranavaí – Pr

26/05/2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com