TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: O Conceito De Região E Sua Discussão

Trabalho Universitário: Resumo: O Conceito De Região E Sua Discussão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  4.889 Visualizações

Página 1 de 4

GOMES, Paulo César da Costa. O Conceito de Região e sua Discussão. In: Iná Elias de Castro, Paulo César da Costa Gomes, Roberto Lobato Corrêa (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 50-73.

Por: Rick Cabral da Cunha

O CONCEITO DE REGIÃO E SUA DISCUSSÃO

O texto é iniciado com a afirmativa de que a questão de se estabelecer um conceito para região não deve ser o foco da discussão, devendo-se assim considerar as diversas noções de região nos mais diversos pontos da história e nas mais variadas concepções de estudiosos conceituados, não apenas no campo da geografia como também em outras áreas.

As concepções sobre região iniciam-se na abordagem da perspectiva nos tempos romanos, onde região (regione) era um conceito que determinava áreas que possuíam administração do império romano. Outros conceitos também foram colocados neste período como o de espaço (spatium) e o de província (provincere), que no final acabaram levando ao mesmo ideário inicial do conceito de região. Os mapas utilizados em Roma trazem as regiões nomeadas a partir das nomenclaturas citadas anteriormente e representam no geral o poder hegemônico do Império.

Na Idade Média temos como divisão básica de espaço os feudos, que com a forte interferência da Igreja representavam não mais que em Roma a divisão espacial de poder, onde a Igreja poderia estabelecer sua administração de forma hierárquica.

Na Europa temos o surgimento do Estado moderno e com ele as discussões acerca da divisão espacial de territórios ressurge, onde a questão da centralização e da diversidade espacial, cultural, física, econômica e política voltam a fazer parte do cenário das discussões sobre região.

A partir da análise histórica é possível observar que a conceituação de região tem um importante papel em questões políticas e em discussões relacionadas à dinâmica do Estado, onde muitas vezes a divisão espacial é deixada de lado e as noções de soberania e autonomia prevalecem. Na contemporaneidade as questões sobre espaço e região trazem uma redefinição do papel que o Estado exerce, onde o capitalismo entra como questão fundamental.

Esta parte do capítulo aborda inicialmente os dois princípios fundamentais que regem a questão das noções sobre região, que são a localização e a extensão. O conceito de região pode ainda ser interpretado a partir das questões administrativas, onde se tem a divisão regional, caracterizando as questões de controle e hierarquia.

A geografia também tem seu conceito de região, porém de forma mais complexa, pois soma todas as discussões já existentes e adjetiva a noção de região, pois faz com que ela seja diferenciada da utilizada pelo senso comum. Com a influência da geologia, os geógrafos consideram a região como um elemento da geografia física, fazendo com que surja o conceito de região natural, onde o ambiente exerce domínio sobre a orientação do desenvolvimento da sociedade. As regiões são consideradas como unidades básicas do saber geográfico, sendo o resultado da ação humana sobre o ambiente, trazendo também a definição de região geográfica.

É possível afirmar, então, que a região é algo concreto e físico que serve como referência para a população que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com