TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Conceito de Comunicação

Por:   •  22/6/2017  •  Abstract  •  1.674 Palavras (7 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 7

Conceito de Comunicação pública.

A Expressão comunicação pública possui diversos significados, frequentemente conflitantes, dependendo do país, do autor e do contexto inserido. Torna-se possível identificar a comunicação pública em cinco áreas diferentes do conhecimento e atividade profissional.

  • 1ª Comunicação pública (CP) com conhecimentos e técnicas da área de Comunicação Organizacional.
  • 2ª CP identificada como comunicação cientifica.
  • 3ª CP identificada com comunicação do Estado e/ou Governamental.
  • 4ª CP identificada com comunicação política
  • 5ª CP identificada com estratégias de comunicação da sociedade civil organizada.

1ª Comunicação pública (CP) com conhecimentos e técnicas da área de Comunicação Organizacional

Em muitos países o entendimento da CP esta identificado com a comunicação organizacional, área que analisa a comunicação no interior das organizações e entre ela e seus públicos, busca estratégias e soluções. Possui como característica a comunicação de forma estratégica e planejada, visa criar relacionamentos com diversos públicos e construir certa identidade e imagem dessas instituições, sejam elas públicas e/ou privadas.

A utilização do termo CP significando um processo de informação voltando para a esfera pública parece ser comum nas Américas do Sul e Central como nos EUA, a exemplo temos a Universidade de Porto Rico que possui uma biblioteca especializada na área e tem como objetivo servir como centro de estudo e investigação dos meios de comunicação social, visando contribuir na missão fundamental que consiste em preparar profissionais para trabalhar nas organizações de comunicação social, companhias de relações públicas, agencias de publicidade e outras empresas. A biblioteca em si possui como característica a formação em comunicação social das universidades hispano-americanas que nos anos 70, adotaram um modelo comunicador polivalente, indo a contramão da tendência de formação de comunicadores especializados do Brasil e espacialização nas industrias do ramo.

Nos EUA e Austrália as universidades começaram a apresentar cursos de graduação e pós na área de CP. Com essa acepção a CP, utilizando-se de todo arsenal de instrumentos e tecnologias de massa, grupo interpessoal, complementado com técnicas de pesquisas diversas, tem como objetivo o mercado, visando atingir diversos públicos das corporações com o intuito de vender – seja uma imagem, produto, ideia, fé e obter o lucro financeiro, pessoal, em status e poder.

2ª CP identificada como comunicação cientifica

Conceito de comunicação cientifica trata-se de um processo de comunicação construído e mantido pelo Estado, tendo em vista o desenvolvimento do pais e sua população. Ele engloba uma variada gama de atividades e estudos cujo objetivo maior é criar canais de integração da ciência com a vida cotidiana das  pessoas, despertar o interesse da opinião publica em geral pelos assuntos da ciência.

Comunicação cientifica se expande a partir de uma área tradicional da ciência da informação somada com conhecimentos e experiências acumuladas no campo da difusão de informação, no Brasil, especialmente na agricultura e saúde. No setor de agricultura transformou-se numa área especifica de estudo e trabalho. A Comunicação rural desenvolveu metodologia e estratégias apropriadas de comunicação para homem do campo e família. Na saúde publica buscava-se a melhoria de vida através das estratégias de aproximação e informação para núcleos de populações necessitadas.

Há em segundo lugar a produção e a difusão do conhecimento cientifico que incorporam preocupações sociais, politicas, econômicas e corporativas que ultrapassam os limites da ciência e obrigam as instituições de pesquisa a estender a divulgação cientifica além do circulo de seus pares. Há também a preocupação com papel social da ciência na sociedade, o aumento da competitividade entre equipe e instituições de pesquisa; os vultosos investimentos em dinheiro, tempo e capacitação dos pesquisadores, além da premissa que o acesso as informações de ciência e tecnóloga são fundamentais para  o exercício pleno da cidadania. Contudo é crucial que campo cientifico e midiático sejam cada vez mais próximos.

3ª CP identificada com comunicação do Estado e/ou Governamental

É a CP como responsabilidade do Estado e do Governo em estabelecer um fluxo informativo e comunicativo com seus cidadãos. Papel da CP como processo comunicativo das instancias da sociedade que trabalham com informação voltada para a cidadania. Há a presença do terceiro setor além de órgãos governamentais, instancias do Estado etc.

A comunicação governamental pode ser entendida como comunicação publica na medida que provoca o debate publico. Tratando-se de uma forma legitima de um governo prestar contas e levar ao conhecimento da opinião publica projetos, ações, atividades e politicas que realiza e que são de interesse publico. Essa comunicação pode ter a preocupação de despertar o sentimento cívico, informar e prestar contas sobre realizações, motivar e/ou educar chamando a população para participar de momentos específicos da vida do país, proteger e promover a cidadania, ou convocar os cidadãos para cumprimento dos seus deveres. Aqui há a presença dos instrumentos chamados de “grande mídia” usados para alcançar a população. Porem além desses meios há novas praticas de participação politica. É o caso das ouvidorias, dos 0800, dos call centers, dos concelhos, das audiências públicas e consistem em uma promessa de participação mais ativa e consciente dos cidadãos.

4ª CP identificada com comunicação política.

A comunicação e politica tornam-se relação raiz desde quando a imprensa, técnicas de comunicação e as pesquisas de opinião começaram a influenciar a vida politica das nações.

A comunicação politica pode ser compreendida sob dois ângulos, o primeiro: utilização de instrumentos e técnicas da comunicação para a expressão publica de ideias, crenças e posicionamento politico, tanto dos governos quanto dos partidos, o segundo: disputas entre proprietários de veículos e detentores das tecnologias de comunicações e o direito da sociedade de interferir e poder terminar conteúdos e o acesso a esses veículos e tecnologias em seu beneficio. É responsabilidade do Estado gerir complexas questões sobre politicas publicas de comunicação e telecomunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (95.6 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com