TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Detroit

Por:   •  21/6/2017  •  Resenha  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

Componente Curricular: Geografia

Prof: Ayrton Schupp Pinheiro Oliveira

Série/Turma: 2º Ano de Agroecologia

Aluna: Mislâine Hermann Borges

Paralelo entre a cidade de Detroit e as cidades atuais

Atualmente a grande industrialização de cidades tem as levada ao ápice da economia, gerando renda e muitos empregos. Estes benefícios atrelados aos incentivos fiscais fornecidos pelo governo e ao acesso de recursos naturais têm levado que grandes indústrias se fixem em determinadas regiões.

Contudo os benefícios e até mesmo os recursos naturais vem a se esgotar com o tempo, levando as mesmas empresas a migrarem para outras regiões, deixando para trás um rastro de desemprego e falência. Isto é ocorreu com a cidade de Detroit, localizada no estado de Michigan nos EUA.

Detroit ficou conhecida como o berço da automobilística em massa nos EUA, fato que lhe conferiu o apelido de “Motor City” (Cidade do Motor). A cidade era considerada uma das mais ricas do país, com cerca de dois milhões de habitantes em 1950.

Entretanto após sucessivas crises e a concorrência das indústrias automobilísticas japonesas, a cidade começou a declinar economicamente e a população diminuir cada vez mais, cerca 713 mil pessoas habitavam Detroit nos últimos 50 anos. A cidade havia passado por diversas crises ao longo do século XX, mas sempre conseguiu se recuperar, contudo a má administração juntamente com corrupção levou a cidade ao maior desastre econômico já datado.

Atualmente, as proposta do Governo Trump visa este tipo de economia, pretendendo vencer a concorrência com indústrias chinesas e mexicanas, chagando ao ponto de penalizar aqueles que deixarem o país de origem, os EUA. Ele pretende cortar impostos, contribuindo para o impulsionamento de novas empresas e para a interiorização das indústrias, obrigando-as a utilizarem dos recursos e mão de obra do próprio país.

O aconteceu com Detroit pode acontecer com outras cidades que atualmente representam grandes polos industriais. As condições em que muitos municípios se encontram são insustentáveis, sendo apenas as indústrias o motor que as rege. Ao migrarem para outras regiões, a atividade industrial deixa muitos desempregados e uma grande marca na natureza, degradada pelas suas ações.

A indústria é um setor de imensa importância, todavia deve ser regularizada, fiscalizada, administrada corretamente para que outras cidades não sigam o rumo de Detroit.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com