TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Texto Gorgias, de Platão

Por:   •  24/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo do Texto

O texto Górgias, de Platão, dá enfoque na conversação entre os filósofos Sócrates, Górgias, Querefonte, Cálicles e Polo. Nesta obra, Platão descreve um diálogo dos filósofos que inicialmente tem como tema a retórica, visto os questionamentos de Sócrates sobre qual arte Górgias domina. Sendo assim, a conversa tem como princípio o interrogatório criado por Sócrates á Górgias sobre a natureza da arte dos discursos.

 Ao considerar a si mesmo um excelente orador e disposto a responder a qualquer pergunta, Górgias é interrogado por Sócrates acerca de sua arte, que segundo ele, é a arte dos discursos e da persuasão, relacionada com os negócios humanos e ao justo e ao injusto.

Górgias afirma que sua arte se baseia fundamentalmente na persuasão e mesmo que não seja a única arte ligada a isso, como chega a concordar posteriormente com Sócrates, é esta utilizada em tribunais e demais assembleias. Górgias admite que a retórica é a arte que desperta crença e não o conhecimento, sendo assim, será de maior valor vista por ignorantes e não entendidos no assunto discutido do que por entendidos na matéria, no entanto, dá a enorme vantagem aos oradores em aconselhar acerca de qualquer temática, visto a propriedade com que falam sobre qualquer conteúdo diante de até multidões.

Como antes mencionado, Górgias relaciona sua arte com o justo e o injusto. Todavia, ao concordar que quem aprende algo fica sendo aquilo que o conhecimento o faz dele, assente que os oradores devem ser justos, e o justo nunca comete injustiças. Não obstante, Górgias também consente que um orador pode usar de forma injusta a retórica para benefício próprio, o que leva Sócrates a acusa-lo de contradição em suas palavras.

Polo insere-se novamente no diálogo a favor de Górgias e a arte que o mesmo defende. E por apelo de Sócrates, se dispõe a responder o que a ele for perguntado, no lugar de Górgias, como inicialmente oferecerá. Sendo assim, o diálogo passa a ser em torno de tais figuras.  

 

 

 

 

 

 

 

Polo toma o papel de Sócrates e o questiona acerca da retórica, perguntando o que acha desta técnica. Sócrates responde que não a considera arte, mas sim uma rotina cuja finalidade é produzir prazer e satisfação. Quando indagado em relação a sua beleza, afirma que a retórica está longe de ser bela, e que apenas necessita de um espírito sagaz e corajoso disposto naturalmente a lidar com os homens.

Por não se fazer entender, Sócrates é requisitado pelo próprio Górgias, para que explique sua opinião de forma mais clara. Desta forma, Sócrates utiliza-se da culinária como exemplo de uma prática que segundo ele, como a retórica, visa o prazer e não se preocupa com o bem, carecendo de razão e por isso tornando-se rotina e não arte.

Ao desenrolar da conversa, Sócrates com assentimento de Polo, também desenvolve seu pensamento a respeito do desejo do ser humano através das ações. Ele infere que um indivíduo não tem como vontade aquilo que faz, sua ação propriamente dita, mas o fim que tem em vista quando o fez. E acrescenta que todos os atos praticados pelas pessoas visam ter alguma utilidade e praticar o bem, mesmo que para benefício próprio.

Em seguida, o diálogo toma um novo rumo, agora sendo discutido as ideias de felicidade e infelicidade, justiça e a falta dela. A partir do momento que Sócrates apresenta sua visão em que o maior dos males é cometer injustiça, Polo se vê em desacordo, preferindo praticar injustiça a sofre-la, como Arquelau, governante da Macedônia, que comete diversas atrocidades porém segundo ele, se manteve feliz. No entanto, Polo admite acreditar que o justo é belo e injusto feio, e por esse viés cometer injustiça é mais feio e por conseguinte o pior dos atos. Ao fim Polo se vê obrigado a concordar com Sócrates que ninguém prefere cometer injustiça a ser vítima dela.

Com a mesma lógica que convence Polo, Sócrates também acrescenta que quem é punido com justiça, sofre o que é bom, tornando-se livre de seus males, mais prudentes e justos, desta forma, é necessário acusar a todos dignos de punição por cometerem quaisquer injustiças para que se libertem deste mal.

 

 

 

 

 

Cálicles então é introduzido ao diálogo e logo critica a postura de Sócrates em relação a sua discussão com os oradores anteriores, afirma que expõe seus argumentos de forma vulgar e indecorosa e alterna lei e natureza para conduzir suas discussões forçando os demais a acanharem-se e encontrarem-se em contradição. Também compara o filósofo e seus discursos com os feitos por oradores populares ao passo que Sócrates acusa Cálicles de ser volúvel no que diz respeito às suas opiniões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com