TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rio De Janeiro

Artigo: Rio De Janeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2013  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  585 Visualizações

Economia

A cidade do Rio de Janeiro ocupa o lugar de segunda maior economia do Brasil. Para isso conta com um parque industrial e principalmente a indústria do turismo.

Beneficiando-se da posição de capital federal ocupada por um longo período, a cidade transformou-se em um dinâmico centro administrativo, financeiro, comercial e cultural. A Região Metropolitana do Rio de Janeiro ostenta um PIB de R$ 187.374.116.000, constituindo o segundo maior polo de riqueza nacional. Concentra 68% da força econômica do estado e 7,91% de todos os bens e serviços produzidos no país. Levando-se em consideração a rede de influência urbana exercida pela metrópole, esta participação no PIB sobe para 14,4%, segundo o estudo divulgado em outubro de 2008 pelo IBGE. Há muitos anos congrega o segundo maior polo industrial do Brasil, contando com refinarias de petróleo, indústrias navais, siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas, gás-químicas, têxteis, gráficas, editoriais, farmacêuticas, de bebidas, cimenteiras e moveleiras. No entanto, as últimas décadas atestaram uma nítida transformação em seu perfil econômico, que vem adquirindo, cada vez mais, matizes de um grande polo nacional de serviços e negócios.

No Rio estão sediadas as duas maiores empresas brasileira, como a Petrobras e a Companhia Vale do Rio Doce, o maior grupo de mídia e comunicações da América Latina, as Organizações Globo, e grandes empresas do setor de telecomunicações, como: Oi, TIM, Embratel, e a Star One (maior empresa latino-americana de gerenciamento de satélites).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com