TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rio Paraiba

Trabalho Escolar: Rio Paraiba. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  2.495 Palavras (10 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO:

Diagnóstico Ambiental do Rio Paraíba do Sul

Figura 1. Mapa da Bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul

A drenagem escolhida fica no município de São José dos Campos local onde resido, este rio é muito importante para todo o município e região. A bacia da qual ele faz parte é a Bacia do Rio Paraíba do sul.

Essa bacia abrange uma área de 57.000 Km2, passando pelos estados de São Paulo (23,7%), Minas Gerais (39,6%) e Rio de Janeiro (36,7%) onde deságua. O seu sentido é do oeste - leste numa altitude média de 370m e seus afluentes se concentram nas serras da Mantiqueira e do Mar. Fornece água para 14 milhões de pessoas e 180 municípios, para a região sudeste o Rio Paraíba do Sul é o mais importante e sua extensão é de 1.120 km de extensão.

Esse rio não é um rio navegável pela existência de saltos, corredeiras, bancos de areia, trechos de forte de declividade e devido as grandes obras para usinas hidrelétricas. Outro fator que impede ele de ser navegável é devido às pontes rodoviárias e ferroviárias, pois e um rio que margeia várias cidades.

No estado de São Paulo a área da drenagem possui 14.396 km² e seus principais cursos d’água são: Rios Paraíba do Sul, Paraibuna, Paraitinga, Jaguari, Parateí e Una. E os reservatórios que fazem parte dessa bacia na área de do estado de são Paulo são: Funil, Jaguari, Paraibuna-Paraitinga, Santa Branca.

Figura 2. Usina Hidrelétrica Santa Branca

A Bacia do Paraíba do Sul abrange vários municípios eles são: Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Cunha, Guararema, Guaratinguetá, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Santa Branca, Santa Isabel, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, Silveiras, Taubaté, Tremembé.

No site link: http://atlas.ana.gov.br/atlas/forms/analise/Geral.aspx?est=24 foi encontrado algumas informações sobre mananciais e sistemas conforme figura abaixo.

Figura 3. Mananciais e sistemas de São José dos Campos

O Rio Paraíba do Sul corre pelo fundo de uma depressão tectônica situada ao longo da base da Mantiqueira, com a qual está geomorfologicamente relacionado. A origem do vale prende-se aos episódios tectônicos que originaram as serras do Mar e da Mantiqueira. Em conjunto, a serra da Mantiqueira forma o segundo degrau do planalto brasileiro. No link abaixo tem um trabalho sobre a geomorfologia, geologia e solos que define e explica com detalhes a formação da Bacia do Rio Paraíba do Sul.

file:///D:/FACULDADE/FACULDADE_3SEMESTRE/GEOMORFOLOGIA/PRATICA/VI.3.%20Geologia,%20Geomorfologia%20e%20Solos.pdf

Figura 4. Mapa tectônico da Região Sudeste do Brasil - número 6 - Klippe Paraíba do Sul

Na região de São José dos Campos temos um curso médio superior com pouca altitude de aproximadamente de 550 metros e o rio Paraíba percorre este trecho com terreno menos acidentado, formado por grandes várzeas, pouca declividade e a navegação nessa área somente de pequenas embarcações de pequenos agricultores e turismo.

2. METODOLOGIA

Para realização do trabalho de campo percorri dois locais em São José dos Campos por onde passa o Rio Paraíba do Sul, essas áreas percorridas ficam em áreas urbanas, pois o rio corta nosso município. Foram visitadas 3 áreas, duas áreas na zona oeste e a outra na zona norte. Para chegar até as áreas foi utilizado um carro e para tirar as fotos foi utilizado um celular e uma caderneta de campo onde anotei as características principais que ocorrem nos locais. Os 3 locais ficam em locais de fácil acesso mas na zona oeste onde ficar os condomínios de alto padrão não fui autorizada a entrar mas as fotos foram tiradas bem próxima aos codomínios.

O primeiro local a ser verificado fica no bairro Urbanova Zona Oeste, local com padrão alto e condomínios de luxo como mostra figura abaixo.

Figura 5. Rio Paraíba do Sul passando pelo bairro Urbanova.

Outro local onde pode ser visto o rio Paraíba e foi visitado fica na faculdade UNIVAP, o rio pode ser visto de longe.

Figura 6. Rio Paraíba do Sul no Bairro Urbanova na faculdade UNIVAP.

Outra região visitada por mim foi à região norte local onde o rio fica mais próximo da área urbana.

Figura 7. Rio Paraíba do Sul cortando os bairros Vila Rodhia e Jardim Telespark.

3. RESULTADOS

O primeiro local onde realizei a visita foi no na zona oeste na faculdade UNIVAP. O rio neste local passa próximo à faculdade e pelas fotos pode se notar que fica em uma área de proteção ambiental conhecido como “BANHADO”. Ás margens do rio percebe a vegetação de mata ciliar preservado. As fotos abaixo mostram como esta à vegetação as margens do rio, área urbana de São José dos Campos ao fundo das fotos e agricultura presente na área do banhado. Nesta área o rio é menos poluído pois não há presença constante de ações humanas nesta área.

Figura 8. Rio Paraíba do Sul com florestas de mata ciliar, o banhado área de preservação ambiental e ao fundo a cidade de São José dos Campos.

Figura 9. Rio Paraíba do Sul ao fundo área de agricultura temporária em área de preservação ambiental "Banhado".

Figura 10. Rio Paraíba do Sul com uma grande área de Mata Ciliar nas margens do rio.

Figura 11. Rio Paraíba do Sul com uma grande área de Mata Ciliar nas margens do rio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com