TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro GeoPodcast: Construção de um Podcast Com os Alunos

Por:   •  23/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem

Acadêmico: Lucas dos Santos França

R.A. 21140370-5

Curso: Licenciatura em Geografia

 Disciplina: Geologia e Pedologia

Valor da atividade: 3,5 pontos

Prazo:

28/03 a 29/04/2022

Instruções para Realização da Atividade

  1. Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos;
  2. É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;
  3. Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos sofrerá decréscimo de nota;
  4. Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo no campo de resposta da atividade MAPA;
  5. Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado;
  6. Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT;
  7. No campo “Sala do Café”, dentro do ambiente virtual da disciplina você encontrará orientações importantes para elaboração desta atividade. Confira!
  8. Critérios de avaliação: Utilização do template; Atendimento ao Tema; Constituição dos argumentos e organização das Ideias; Correção Gramatical e atendimento às normas ABNT.
  9. Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.

Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.

Bons estudos!

[pic 2]

Imagine a seguinte situação hipotética: você é o(a) professor(a) responsável por ministrar a disciplina de Geografia para os alunos da primeira série do Ensino Médio. Em uma de suas aulas, você aborda a importância dos estudos dos impactos das dinâmicas morfoestruturais na sociedade e, como exemplo, você traz a problemática aplicada ao município do Rio de Janeiro. Para trabalhar esta temática, você traz como recurso didático mapas que abordam os aspectos sociais do município, bem como um mapa de suscetibilidade ao escorregamento. Você notou que este assunto gerou muitas dúvidas e curiosidades. Para mitigar estas dúvidas, você combinou com os alunos que disponibilizará um podcast (arquivo de áudio) com explicações sobre o conteúdo, respostas das dúvidas e dicas de estudos. Mas antes de criar um podcast é necessário elaborar um roteiro e será este item que iremos desenvolver nesta atividade MAPA.

Portanto, a partir da sua leitura e análise dos mapas exposto na proposta da atividade, para desenvolver sua atividade MAPA, você deverá elaborar um ROTEIRO para a gravação futura de um Podcast. Este será o seu GeoPodcast e terá como objetivo informar os ouvintes sobre um tema bem atual em Geografia: os movimentos de massa. Para desenvolver o seu roteiro, imagine que seu podcast deverá ter entre 3 e 7 minutos de duração e deverá conter as seguintes abordagens:

1 - Explique o motivo dos deslizamentos, como apresentado no mapa de Suscetibilidade.

2 - Explique a relação existente entre a suscetibilidade ao escorregamento e as questões sociais.

3 - Apresente uma solução para evitar que esta população continue exposta a este tipos de situação (escorregamentos).

Roteiro

GeoPodcast

Tema: Os movimentos de massa: o caso do município do Rio de Janeiro

Objetivo do podcast: Avaliar o fenômeno geológico dos deslizamentos e seu impacto social.

Episódio de hoje: Deslizamentos: Uma análise geológica e social.

Duração: 3 a 7 min

DIÁLOGO / NARRAÇÃO (limite máximo de 3 laudas):

Professor Lucas: Olá, alunos! Bom dia, boa tarde ou boa noite, a depender do horário em que você verá esse podcast que será realizado entre mim e meus alunos. No episódio de hoje debateremos a dinâmica dos deslizamentos e suas consequências do ponto de vista social.

Aluno João: Olá, pessoal!

Aluna Maria: Oi! Tudo bem com vocês?

Aluno Pedro: E aí, galera!

Professor Lucas: Pessoal, hoje trabalharemos a temática dos deslizamentos de terra, sua perspectiva do ponto de vista geológico, e trabalharemos também uma análise sobre suas causas, consequências e fatores que são relevantes para a sociedade.

Aluno João:  Professor, o que são necessariamente deslizamentos de terra?

Aluna Maria: Também tenho essa dúvida, professor!

Professor Lucas: Pois bem, vamos trabalhar essas dúvidas. Deslizamentos ou deslizamentos de terra, podem ser definidos como um fenômeno geológico, também influenciado pela climatologia, que consiste na movimentação do solo, de forma que rochas, porções do solo e parte da vejetação são deslocados de seus locais de origem, causando deslizamentos dessa massa de cima para baixo.

Aluno João: Mas, professor, qual a influência da climatologia sobre esse fenômeno?

Professor Lucas: João, para explicar essa relação, devemos avaliar de forma mais aprofundada, elencando as características do fenômenos e suas causas. Vamos lá! De forma geral, podemos dizer que os deslizamentos alvos do nosso podcast de hoje são influenciados por três fatores diretos, um tripé constituído pelo: relevo dos morros, ou seja, sua disposição, inclinação, formação de solo e outras características relacionados ao local avaliado, pela quantidade de chuva que cai sobre essa área, e também sobre a forma de utilização desses terrenos, quer seja desmatando, construindo edificações, etc...

Aluno João: Entendi, professor!

Aluna Maria: Professor, é possível prever lugares onde irão acontecer deslizamentos?

Professor Lucas: Ótima pergunta, Maria! As análises e observações nos permitem tentar prever o risco de deslizamentos, avaliando fatores como a disposição do terreno, o índice de chuva daquele período, monitorar as atividades do solo, entre outras coisas. Depois de avaliarmos essas e outras informações, determinamos o que chamamos de “Suscetibilidade”, ou seja, determinamos através da análise, áreas que estão mais ou menos suscetíveis à ocorrência de deslizamentos.

Aluno Pedro: Professor, ouvindo as dúvidas da Maria e do João, consegui aprender bastante sobre o assunto, mas queria também poder tirar uma dúvida.

Professor Lucas: Claro, Pedro! Pode perguntar.
Aluno Pedro: Professor, como esses deslizamentos podem influenciar a vida das pessoas, afinal, sempre é bom fazer essa associação entre a matéria e sua relevância social.

Professor Lucas: Ótima observação, Pedro. Vamos lá! No caso dos deslizamentos, além da grave mudança no espaço geográfico, nós temos o problema de existirem pessoas que moram em locais de alto risco, o que é fruto da não organização do espaço urbano em várias áreas do país. É comum verificarmos residências e outras edificações construídas em relevos, morros, etc... Alguns desses lugares são bem mais suscetíveis ao acontecimento de deslizamentos do que outros. Acabamos de falar de suscetibilidade, lembra? Vamos aplicar esse conhecimento agora. É comum ouvirmos que pessoas se feriram ou até morreram em virtude de deslizamentos. No Brasil esse é um problema sério que precisa ser solucionado.

Aluno Pedro: Mas, professor, como isso pode ser solucionado?

Professor Lucas: Pedro, as soluções não são fáceis. Atualmente temos grandes porções de pessoas morando em locais de risco, o que também é reflexo de outro problema social: a desigualdade. Atualmente existem laboratórios que acompanham as atividades geológicas de áreas de risco que são habitadas, de forma que a previsão desses potenciais deslizamentos é comunicada aos habitantes de determinada área a fim de que eles possam evacuar o local. Um grande exemplo disso é a instalação de sirenes que soam quando há risco de deslizamento.

Aluno João: Professor, mesmo conseguindo prever ou avisar, ainda assim ocorrem incidentes que vitimizam as pessoas, o que poderia ser feito a respeito disso?

Professor Lucas: De forma geral, os locais onde existem riscos de deslizamentos não deveriam ser habitados ou neles não deveriam ser construídas edificações, o que evidencia um problema social. O ideal seria que os governos da União, Estados e municípios trabalhassem no sentido de retirar essas pessoas dos locais de risco, garantido-lhes mais diginidade e segurança. Além disso, as áreas também seriam preservadas, e ainda que houvessem deslizamentos, esses não vitimizariam pessoas.

Professor Lucas: Pessoal, há mais alguma dúvida?
Aluno Pedro: Obrigado, professor!

Aluna Maria: Consegui aprender bem!
Aluno João: Ótimo podcast! Com certeza vou ouvir mais vezes.

Professor Lucas: Então como não existem mais dúvidas, vamos encerrar nosso podcast de hoje. Obrigado a todos pela ótima experiência e participação. Até o próximo episódio.

Referências:


Disponível em:
https://www.ecycle.com.br/deslizamento-de-terra/ Acesso em: 03 de Mai de 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (182.8 Kb)   docx (120.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com