TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG 2 geografia

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho em Grupo TG

Aluno: José Vicente da Rosa e Silva- RA: 1505880

       Pólo: Campos do Jordão 2015

Na divulgação do relatório do banco mundial a mensagem é uma só a globalização e a liberalização como motores do crescimento econômico e o desenvolvimento dos países não reduzem a desigualdade e a pobreza principalmente nas ultimas décadas, centrar as atividades para reduzir a pobreza no crescimento econômico conduz a estratégias nacionais e regionais que não respeitam o meio ambiente, outro fator para continuar com a desigualdade e a pobreza, a redução da desigualdade não está separada de questões como a pobreza e a falta de emprego. O que foi constatado é que a distribuição das receitas individuais melhorou levemente, graças ao crescimento econômico mas mesmo assim a repartição da riqueza mundial piorou e os índices de pobreza se mantiveram sem mudanças de 1980 em diante.

A desigualdade na renda per capita aumentou em vários países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) durante estas duas décadas, o que sugere que a desregulação dos mercados teve como resultado uma maior concentração do poder econômico. Tudo  indica que a desigualdade econômica nos países  não mudou, ao contrário da crença generalizada, mas aumentou na maioria dos outros países em desenvolvimento.

Deste modo, constatamos que a globalização e a liberalização comercial não ajudou a reduzir a pobreza e a desigualdade na maioria de países na verdade concluímos que só uma pequena porção do crescimento da economia mundial contribuiu na redução da pobreza. Houve na verdade uma tremenda liberalização financeira e se pensava que o fluxo de capital iria dos países ricos aos pobres, mas ocorreu o contrário.

              Bibliografia: http://geomais.spaceblog.com.br/1459099/Protecionismo-Liberalismo-Neoliberalismo-e-Globalizacao/

http://forumseculo21.com.br/noticias108,modelo-neoliberal-nao-reduz-pobreza-dizem-o-bird-e-a-onu.html

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com