TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG IX GEOGRAFIA

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  1.443 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 6]

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

TRABALHO EM GRUPO – TG

Alunos:

FLÁVIO BATISTA NOGUEIRA, RA 1407826

Ronald de Lima Barbosa, RA 1400447

Antoniz Souza de Almeida, RA 1400225

CAROLINA VITÓRIA F. P. VIANA, RA 1409842

Eliana Aparecida Lopes Andrade, RA 1420704
izabel cristina maciel, ra

o uso de imagens de SATÉLITES.

Vantagens e utilizações.

Relatório para avaliação do “Trabalho em grupo” na Disciplina “Estudos Disciplinares IX” do Curso Graduação Licenciatura em Geografia da Unip Universidade Paulista Interativa – Educação a Distância – SEI Sistema de Ensino Interativo, seguindo orientações disponibilizadas no AVA Blackboard.


Prof. Eduardo Britto

        Sumário        

1 – Proposta:        3

2 – Respostas:        4 e 5

3 – REFERÊNCIAS: ..................................................................................................................5


ESTUDOS DISCIPLINARES IX - TRABALHO EM GRUPO (TG)

VANTAGENS E UTILIZAÇÕES DAS IMAGENS DE SATÉLITE.

Desenvolvimento da Questão Proposta

1 – Proposta:

A obtenção de imagens aéreas da superfície terrestre representou um grande impulso para as técnicas de mapeamento, dando-lhes maior precisão e aplicabilidade. Essas inovações só se tornaram possíveis no século XX, com a invenção do avião e, posteriormente, com a utilização de satélites artificiais. Observe a imagem feita por satélite de uma erupção vulcânica ocorrida em 2004 na Oceania:

[pic 7]
www.apolo11.com

Considerando o processo de representação cartográfica, indique duas vantagens da obtenção de imagens da superfície terrestre por satélites em comparação com as imagens obtidas por fotografias aéreas. Em seguida, aponte e explique duas utilizações das imagens de satélite para o estudo da superfície terrestre.

2 – Respostas:

2.1). Considerando o processo de representação cartográfica, indique duas vantagens da obtenção de imagens da superfície terrestre por satélites em comparação com as imagens obtidas por fotografias aéreas.

        As imagens obtidas através da fotografia aérea, em que câmeras acopladas a aviões registravam imagens da superfície sobrevoada, representaram um grande avanço na Geografia e principalmente na cartografia. No entanto, o surgimento dos satélites artificiais, capazes de produzir imagens com maior nitidez, de superfícies maiores, com amplitude de alcance de cobertura de praticamente toda a superfície terrestre, de forma ininterrupta e ainda colorida marcou definitivamente a superioridade do modelo de obtenção de dados.

        Sem dúvida, uma das características que mais atrai nesse modelo de obtenção de dados é a amplitude de alcance das imagens, dando ao pesquisador visão de áreas remotas e de acesso quase impossíveis por outras vias, como topos de cordilheiras, interior de florestas virgens, regiões congeladas dos pólos, áreas dominadas por poderes paralelos como as comunidades carentes das grandes cidades, entre outros. Outra grande vantagem dos satélites encontra-se no campo das telecomunicações, onde é possível enviar mensagens até as áreas mais isoladas do planeta e estabelecer comunicação com aviões e navios, fatos impossíveis de serem realizados através de cabos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (135.5 Kb)   docx (70.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com