TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRAJETOS MENTAIS APLICADO EM ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  18/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.069 Palavras (9 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]Universidade Estadual do Ceará – UECE

Centro de Ciências e Tecnologia – CCT

Curso de Geografia Licenciatura

Metodologia e Prática do Ensino de Geografia I

RESUMO EXPANDIDO

TRAJETOS MENTAIS APLICADO EM ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Anna Neiva Pinho Pacheco¹

Tereza Sandra Loiola Vasconcelos²

Resumo

O presente trabalho aborda sobre trajetos mentais como ferramenta de avaliação como estratégia para observar a percepção do aluno com relação ao espaço geográfico utilizado pela escola para alunos do ensino fundamental. Nas séries iniciais é importante trabalhar a questão da construção do espaço geográfico, pois construir o espaço significa sistematizar as impressões e experiências que a criança tem, de maneira que ela perceba os signos e informações e se aproprie desse ambiente onde vive. Portanto, é fundamental partir do local, do cotidiano, do dia a dia da criança, pois tendo por base o espaço de convívio, pode-se posteriormente vislumbrar horizontes de relações espaciais mais amplos. Dentro da concepção da aprendizagem o conhecimento apresentado através de desenhos deve conduzir a produções criativas e para isso requer estrutura de conhecimentos relevantes bem organizados. Desde modo foram elencados alguns desenhos que podem ser utilizados para uma analise a respeito da percepção que o aluno possui sobre a noção do espaço e seus elementos cartográficos como legendas, escalas e signos. Assim conclui-se que a proposta do uso do trajeto mental pode contribuir para uma aprendizagem que se torne mais significativa no espaço geográfico.

Palavras-Chave– Mapa Mental. Cartografia. Espaço Geográfico.

______________________________________________________________________

¹ Estudante do curso de geografia licenciado da Universidade Estadual do Ceará. – UECE. Email:anninhaneiva@hotmail.com

² Professora da Universidade Estadual do Ceará. – UECE. E-mail: terezavasconcelos@hotmail.com

INTRODUÇÃO

A ciência cartográfica está presente na sociedade desde os tempos remotos. Comprova-se com os registros do homem pré-histórico no uso dessa ciência na delimitação do espaço em cavernas, bem como na representação gráfica de objetos a fim de lembrar em algo ou expressar algum sentimento, tudo isso através de desenhos rupestres, sendo assim, demarcavam lugares de caça, coleta, pesca, entre outros.

Em meados de 1930, a cartografia ainda procurava se firmar como uma ciência independente, com o foco principal voltado à cartografia temática. Muitos geógrafos ligados à pesquisa de geografia regional também tinham interesse por mapas, o que deu início a uma tendência do reconhecimento de mapas como uma temática de estudos. Neste sentido, a cartografia progrediu muito após a segunda guerra. Logo, destaca-se que a Cartografia é uma Ciência que trata no estudo e operação tanto na parte teórica, quanto na prática de elaboração de mapas, cartas topográficas, plantas, entre outros, de acordo com o sistema de projeção e a escala determinada (AGUIRRE, 2009), visando traduzir os elementos constantes no espaço geográfico, e que tenha uma melhor compreensão dessa representação.

Diante do exposto, a ciência cartográfica é de fundamental importância para a sociedade, pois a mesma serve para elucidar os dados, para representar as feições do espaço, para orientação como um todo, entre outras várias funções (CARMO, 2009). Contudo, sua representação é trabalhada com mais aptidão a partir do ensino fundamental e médio, o que aumenta a importância de se discutir esses conceitos e entendimentos relacionados à cartografia nas séries iniciais, ou seja, as primeiras experiências vividas nos anos iniciais do indivíduo e com isso, criar diferentes práticas didáticas que auxilie o processo de ensino/aprendizagem que envolve o aluno e o professor. (FASSEIRA; ZACHARIAS, 2014).

O ensino da cartografia nos níveis de ensino fundamental é muito importante no sentido de instigar a percepção espacial, proporcionando à criança o entendimento sobre o espaço físico que habita. Dentro deste contexto, o presente trabalho tem como objetivo central, instigar os alunos do ensino fundamental ao conhecimento básico de cartografia, através de uma representação de mapa mental de seu trajeto de casa até a escola.

O mapa mental é uma ferramenta de transcrição de informações, ou seja, representações gráficas feitas da cognição. Assim, o mapa mental é um recurso gráfico que auxilia na compreensão do espaço geográfico (ALMEIDA, 2002). Superficialmente, pode-se dizer que, os mapas mentais são elaborados a partir do pensamento das pessoas com relação na circulação vivenciada por ela no dia-a-dia.

Assim, o uso de mapas mentais e sua compreensão como uma representação cartográfica, vai auxiliar o estudante em relação ao entendimento de mapas não como mera ilustração, mas sim como uma linguagem gráfica de cunho informativo, no que tange à compreensão do leitor com o seu espaço vivenciado no cotidiano. (NOGUEIRA, 1994).

Com o passar do tempo, a linguagem cartográfica reafirma sua importância no ensino de geografia, pois contribui não só para que os alunos compreendam os mapas, mas também para que eles desenvolvam capacidades cognitivas relativas à representação do espaço, e ainda, oferece a percepção necessária para que se adquiram conhecimentos fundamentais no que tange aos aspectos geográficos. (FRANCISCHETT, 2007)

Assim, pode-se dizer que é no desenvolvimento das noções espaciais que o estudante adquirirá embasamento para o entendimento das representações Cartográficas e do Espaço Geográfico. Neste sentido, para uma contribuição significativa para o desenvolvimento da cidadania, é necessário que a criança valorize o aprendizado espacial frente ao Espaço compreendido, elaborando seus próprios mapas de uma forma interativa, associando conhecimentos obtidos em sua realidade sociocultural. (ROSA, 2010).

OBJETIVO

Tem como principal objetivo refletir acerca do uso do mapa mental como estratégia para observar a percepção do aluno com relação ao espaço geográfico e estimular a aprendizagem de forma dinâmica dentro de uma abordagem construtivista, além de permitir que o aluno tenha uma visualização gráfica do lugar estudado.

METODOLOGIA

No que se referem aos aportes metodológicos do presente trabalho, estes foram divididos em duas etapas, visando uma melhor dinâmica para a organização do trabalho.

Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica visando alicerçar a temática trabalhada, ou seja, organizou-se uma coleta de dados em artigos e livros entre as áreas do saber científico, para que através disto fosse possível efetuar uma fundamentação teórica da pesquisa e uma sustentação das discussões que seriam realizadas posteriormente. Ainda destaca-se que a principal temática trabalhada nesta fase vem ao encontro da proposta inicial do estudo das disciplinas de Cartografia, Cartografia Escolar, Práticas Pedagógicas, Cartografia aplicada no ensino fundamental, bem como pesquisas relacionadas à aplicação para os alunos do ensino fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com