TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxa De Natalidade

Monografias: Taxa De Natalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  599 Visualizações

Taxa de Natalidade

O envelhecimento da população é hoje um fenómeno universal, característico tanto dos países desenvolvidos como, de modo crescente, dos países do Terceiro Mundo. Os fatores responsáveis pelo envelhecimento são discutíveis e o processo conhecido por "transição demográfica" tem sido abordado. As repercussões para a sociedade do progressivo envelhecimento da população são consideradas, principalmente no que diz respeito à saúde. A mudança do papel da mulher no mundo contemporâneo, o período de vida mais longo e suas consequências, entre outros tópicos, fazem parte de uma discussão específica relativa à mulher idosa.

O envelhecimento da população é um facto preocupante na União Europeia, é um continente onde a taxa de natalidade tem diminuído na maioria dos seus países e a esperança média de vida tem aumentado consideravelmente, sendo já apelidada de “Europa idosa”. Em Portugal verifica-se a mesma situação. As principais causas residem hoje na baixa natalidade que se verifica entre os portugueses, que tem aumentado nos últimos anos e já não assegura a renovação das gerações, e o aumento da longevidade, pelo que, atualmente, o número de idosos ultrapassa o de crianças.

O que é a taxa de natalidade?

A taxa de natalidade é o número de nascimentos por cada 1000 habitantes. Esta permite comparar a natalidade em áreas com população absoluta diferente e identificar as disparidades a nível mundial.

Quais os factores que levaram a que se desse uma queda abruta da natalidade em Portugal?

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com