TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Telêmaco Borba

Exames: Telêmaco Borba. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  2.816 Palavras (12 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 12

Telêmaco Borba é um município brasileiro localizado na região dos Campos Gerais do estado do Paraná, a 249 km da capital paranaense, Curitiba. A cidade possui uma população estimada em 71.176 habitantes (IBGE/2012)7 e é sede da microrregião que leva o seu nome.

É considerada a "Capital Nacional do Papel"8 ; contém o sexto maior pólo industrial do Paraná [carece de fontes] e é centro de referência nacional[vago] no setor madeireiro. Na cidade de Telêmaco Borba está localizada a maior fábrica de papel da América Latina9 , a unidade Monte Alegre das indústrias Klabin. A cidade ganhou as manchetes dos principais noticiários nacionais quando em 4 de janeiro de 2006, a cidade foi epicentro de um terremoto (abalos sísmicos) chegando a 4.3 na Escala de Richter.10

Etimologia[editar]

Homenagem a Telêmaco Augusto Enéas Morosini Borba, benemérito paranaense que era filho do capitão Antonio Rodrigues Borba e de Joana Hilária. Nasceu a 2 de agosto de 1840 na Borda do Campo, próximo a Curitiba, e depois de casar-se com Rita do Amaral, em 1860, foi dirigir o Aldeamento de São Pedro de Alcântara, à margem esquerda do Rio Tibagi, defronte à Colônia Militar do Jataí. De sua convivência com povos indígenas, escreveu o livro "Atualidade Indígena", ampliou seus conhecimentos de sertanista, permitindo-lhe corresponder-se com autoridades indigenistas internacionais e inspirando-o a fundar em Tibagi o Museu do Índio. Em 1882 entrou para a política, elegendo-se alternadamente prefeito de Tibagi e deputado provincial pelo Partido Liberal. Quando da deposição do governador Generoso Marques, seu correligionário, enfrentou a tropa formada num protesto histórico. Em 1894, durante a Revolução Federalista, sua participação foi intensa ao lado dos insurretos na condição de comandante da fronteira com o Estado de São Paulo, em Itararé. Fracassada a Revolução, obrigou-se a partir para o exílio, comandando ao lado de Juca Tigre uma coluna de soldados e civis, na retirada pelos sertões do oeste paranaense. Mais tarde, anistiado, retomou suas atividades políticas, voltando a eleger-se deputado e prefeito, seguindo a regra anterior. Como sertanista participou de inúmeras expedições, notadamente a de Bigg-Wither. Redescobriu o Salto de Sete Quedas, proeza relatada em crônica diária de Nestor Borba, publicada em livro. Telêmaco Borba faleceu na cidade de Tibagi, a 23 de novembro de 1918, vítima da gripe espanhola, sendo o precursor de notável família de políticos. (texto original de Túlio Vargas, Academia Paranaense de Letras 1936-1995, 66).

História[editar]

Ver artigo principal: História de Telêmaco Borba

As primeiras referências históricas datam de 1799, quando José Felix da Silva e Antônio Machado Ribeiro firmaram a posse de extensa área de terras na região do Rio Tibagi. Dividiram a terra conquistadas, cabendo ao primeiro as sesmarias do Tibagi e as do Iapó, onde estavam localizadas a Fazendas Boa Vista, Piraí Mirim, Taquara e Monte Alegre e, ao segundo, as terras para além do Rio Tibagi.

Surgiu ali o pequeno povoado que mais tarde receberia a denominação de Cidade Nova, fundado por Telêmaco Morosini Borba,com apoio de Gian Mercer minerador na cidade Tibagi onde se instalou em meados de 1883 que foi o desbravador pioneiro da região.

Por volta de 1890, chegavam ao Brasil, vindos da Lituânia, as famílias Klabin, Lafer e Valmonnts de origem judaica, tendo a frente Salomão, Hessel Klabin, Miguel Lafer e Husterbe Valmonnt. Radicando-se em São Paulo e, iniciando as atividades no comércio e importação de papel, viram as possibilidades industriais do Brasil, e firmaram o propósito de implantar uma indústria de papéis e derivados.

Assim, em 1906, com o dinamismo de Wolf Klabin, e instalaram a primeira fábrica de papel em Salto do Itu, município do Estado de São Paulo.

Com o propósito de expandir as suas atividades no fabrico de papel, em 1933, os Klabins adquiriram a Fazenda Monte Alegre, na região florestal do Paraná, junto às margens do Rio Tibagi, onde se aliavam a matéria-prima e a água, como elementos indispensáveis para o seu empreendimento.

Com a instalação das Indústrias Klabin na região, o povoado de Cidade Nova teve rápido e extraordinário desenvolvimento, crescendo social e economicamente dentro de reduzido lapso de tempo, até que em 25 de julho de 1960, através da Lei Estadual nº 4.245, em seu artigo 1°, item IV, sancionada pelo governador Moysés Lupion de Tróia, foi elevado à categoria de município, com a denominação de Telêmaco Borba, com território desmembrado do município de Tibagi.

No entanto, o município nem chegou a ser instalado, visto que a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, pela Lei Estadual nº 26, de 31 de dezembro de 1960, revogou o item IV, do artigo nº 1, da Lei nº 4.245, de 25 de julho de 1960 e, em consequência, foi extinto o município de Telêmaco Borba, voltando à condição de simples povoado, com território pertencente ao município de Tibagi, e retomando sua antiga denominação de Cidade Nova.

Pela Lei Estadual n° 4.445, de 16 de outubro de 1961, foi criado o Distrito Administrativo de Cidade Nova, no município de Tibagi. Em 5 de julho de 1963, através da Lei Estadual n° 4.738, sancionada pelo governador Ney Aminthas de Barros Braga, o distrito foi elevado à categoria de município emancipado. com território desmembrado do município de Tibagi, porém com denominação novamente alterada, desta feita definitivamente, para Telêmaco Borba.

A instalação oficial deu-se em 21 de março de 1964, quando tomou posse o primeiro prefeito municipal eleito, sr. Péricles Pacheco da Silva e seu vice sr. João Vitor Mendes de Alcantara Fernandes, assim como a Câmara de Vereadores.

Geografia[editar]

Possui uma área é de 1.226 km² representando 0,6149 % do estado, 0,2175 % da região e 0,0144 % de todo o território brasileiro. Localiza-se a uma latitude 24°19'26" sul e a uma longitude 50°36'57" oeste, estando a uma altitude de 700 metros. Sua população estimada em 2005 era de 63.742 habitantes.

Hidrografia[editar]

O município está situado na Bacia Hidrográfica do Rio Tibagi, sendo que a sede da cidade de Telêmaco Borba situa-se à sua margem esquerda. Destacam-se entre os principais afluentes do município, o Rio Imbaú, o Rio Harmonia, o Rio Quebra-perna, o Rio Faisqueira, o Rio Imbauzinho, o Ribeirão das Antas, o Rio Alegre, e o Arroio Uvaranal.

Principais rios que cortam o município:

Rio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com