TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Textosqual Foi O Exemplo Usado Por Cesar Para

Dissertações: Textosqual Foi O Exemplo Usado Por Cesar Para. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 7

Escreva sobre o seu plano de ensino e de aula. Ele segue as recomendações descritas pela autora do texto Claudia Correa?

Como estou lecionando em uma creche em meu plano de ensino e de aula procuro atentar para a realidade do aluno e estou revendo, fazendo sempre uma avaliação constante e sempre atenta para os desafios que surgem no decorrer dos mesmos. Procuro ter jogo de cintura quando uma fala ou até mesmo alguma ação de uma criança muda o percurso da rotina. E a meu ver meu planejamento segue as recomendações Cláudia Correa e pelo o que pude entender em seu texto nós, professores, temos sempre enfrentar desafios e o plano de ensino e de aula configura-se um elemento de partida gerador de tempo/espaço para compartilhamentos, reflexões, debates e práticas.

"É uma questão de bom senso. O planejamento inicial é feito sem que o docente conheça seus alunos. É com a interação e com o próprio tato que o educador vai perceber o que vai manter ou não", explica Benigna Freitas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB) em entrevista a revista Nova Escola.

2-Tendo como referencial o texto - base descreva os fatores que podem contribuir para que a escola possa cumprir sua função na democratização do saber.

A escola quando tem autonomia se torna capaz de gerir seus próprios recursos e dar liberdade aos professores de expressar. Deve realizar um ensino que faça uma conexão entre o que o aluno aprende nela e o que ele realiza fora dela.

A autonomia escolar é a chave para garantir agilidade às escolas no atendimento de suas necessidades básicas e, de sobra, ainda permitir o exercício da cidadania através da participação direta da comunidade na gestão escolar. A comunidade tem que se envolver mais na escola para garantir a completa autonomia.

Os princípios de uma escola democrática proporciona aos seus alunos os conhecimentos necessários para a continuidade de sua vida acadêmica, tornando a aprendizagem prazerosa, pois os conteúdos não são impostos e o aluno sabe sua importância fora das paredes da escola. Através deste ambiente de ensino coloca os alunos como atores centrais do processo educacional, os educadores participam facilitando as atividades de acordo com os interesses dos estudantes. Cabe também ressaltar que uma escola democrática concede aos estudantes a possibilidade de escolher o que quer fazer com seu tempo.

3-“Tanto na escola quanto em outras instituições onde a educação é entendida como fundamental para a melhoria na qualidade do desempenho das diversas funções existentes na sociedade, é importante, além de investimentos na estrutura física, uma conscientização por parte dos profissionais das diversas áreas, principalmente dos educadores, de que os processos educacionais envolvem aperfeiçoamento, renovação e pesquisa constantes.”

Você visualiza este cenário na sua escola? Sim? Não? O que você vê?

Sim, visualizo pois todos se envolvem e se comprometem bastante. Há uma organização da equipe, com a determinação clara das funções de cada um e com o oferecimento de condições adequadas para que estas funções sejam cumpridas. E com o desenvolvimento desse trabalho há um bom relacionamento entre a escola e a comunidade.

Unidade II

1. Quais os aspectos que caracterizam uma gestão escolar baseada na autonomia?Faça um pequeno texto sobre esta questão e compare-o com o que fez no ítem “problematização”.

A autonomia escolar é a base para agilizar e atender as necessidades básicas de uma escola, e, ainda permite o exercício da cidadania por meio da participação direta da comunidade na gestão escolar. Quando a comunidade se envolve mais na escola garante a completa autonomia. Sendo uma escola capaz de gerir seus próprios recursos e dar liberdade aos professores de expressar. A autonomia da escola tem que se revelar não apenas uma estratégia eficaz para melhorar a qualidade e promover a equidade. Deve-se também se tornar vantajosa quanto a seus custos e benefícios políticos, em conjunturas político institucionais concretas, nelas incluída, com destaque, a negociação permanente dos interesses presentes.

É importante enfatizar que é necessário romper, a cada dia, com as posturas autoritárias que ainda permanecem no interior da escola pública e impedem a concretização de uma escola mais justa, mais inclusiva, respeitadora dos direitos humanos e construtora da emancipação humana. O respeito à autonomia e à dignidade de cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros.

A gestão democrática tem postura de mudanças, realiza ações reflexivas etem vínculo construtivo com toda a comunidade escolar. Os itens abaixo faz-se necessário à gestão democrática:

• Reconhecer o valor do trabalho do outro.

• Ter espírito de iniciativa.

• Ser responsável por suas ações e pelas do seu grupo.

• Ser aberto e reagir positivamente a mudanças.

• Fixar e atingir seus objetivos.

• Ajustar-se à dinâmica de seu grupo.

• Planejar, conceber, começar e concluir tarefas.

• Conviver com a incerteza e a complexidade.

• Ter equilíbrio emocional.

• Contribuir para o sucesso do grupo.

• Liderar sem espírito de competitividade.

Por isso existe a importância do clima organizacional e também a preocupação com toda a comunidade escolar. Vale lembrar que é por meio do envolvimento e cooperação que a escola funciona. Toda a comunidade escolar pode colaborar para uma melhor condição de trabalho.

Sei que existem várias questões para se concretizar uma gestão autônoma, mas tentei apontar algumas questões que se fazem presentes no ambiente escolar.

2. Analisando os diferentes tipos de clima, você acredita que a democratização das tomadas de decisão por toda a organização cria uma motivação para uma constante participação de todos na busca pela realização dos objetivos do grupo para alcançar os resultados esperados de uma escola autônoma?

O que seria mais interessante para um grupo alcançar os objetivos de uma escola de qualidade: a tomada de decisões compartilhadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com