TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De SIG

Monografias: Trabalho De SIG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório Final de SIG

Trabalho de SIG sobre o levantamento do centro histórico de Presidente Prudente SP

Presidente Prudente

2013

Introdução

Após a realização da primeira etapa do trabalho, a qual foi feito o levantamento das vias, edificações, quadras, faces de quadras e lotes, do quadrilátero central de Presidente Prudente SP, se pretende nessa etapa final, elaborar o perfil de um cliente com suas devidas demandas para que a partir das consultas do programa, se obtenha o resultado esperado.

Com isso, foi elaborado um cliente com interesse em instaurar um bar/restaurante na área central, visto que no período noturno, o centro da cidade fica praticamente vazio, pois, a maioria dos estabelecimentos funciona somente nos horários comerciais. Assim com o bar/restaurante, o cliente tem intenção de proporcionar vida noturna ao centro da cidade, tornando-o mais atrativo.

O cliente seria um jovem recém-formado, com interesse em obter seu próprio negócio, sendo assim não pretende ter um empreendimento de grande porte, mas um bar/restaurante de pequeno, médio porte, voltado para o público jovem da cidade.

Demandas do cliente

Nesse tópico será caracterizado e especificado as demandas do cliente, ou seja, o que o cliente busca, para que a partir disso sejam realizadas as consultas devidas no programa gvsig afim de se encontrar um resultado que satisfaça essas demandas.

O cliente pretende abrir um bar/ restaurante, e para isso, necessita do levantamento dos estabelecimentos que possuem como uso bar/restaurante, identificando-os e por seguinte analisando a localização desses, pois considera interessante localizar seu negócio, próximo as áreas em que estes estão.

Além disso, uma das exigências é ter seu empreendimento localizado em uma área de fluxo intenso de veículos e pedestres, de preferência então, próximo às avenidas do quadrilátero central, a Av. Brasil, Av. Manoel Goulart, Av. Washington Luis, Av. Cel José Soares Marcondes.

Em relação à área do estabelecimento, o cliente a define que seja maior igual a 50 metros e menor igual a 150 metros. A identificação das edificações que possuem essas áreas é fundamental, visto que o tamanho do estabelecimento precisa ser adequado para atender um determinado público pretendido.

Propriedades

Para o desenvolvimento do trabalho de pesquisa a fim de suprir a demanda do cliente, foi elaborada uma vista dentro do programa Gvsig a partir da projeção cartográfica UTM (22S) e usando como referencial geodésico WGS 84, nos quais estavam referenciadas as imagens do quadrilátero central da cidade de Presidente Prudente que foi analisada na escala da área central. Assim foram delimitadas as quadras, vias, lotes, edifícios e os pontos de transporte que aparecem na região.

Foram adicionadas as classes geográficas, como por exemplo as vias, foram desenhadas a partir de linhas e identificadas pelo id_via, seu nome e o tipo que podiam variar entre local (l), coletora (c), arterial (a) e pedestres (p).

Já as quadras, que foram delimitadas com a representação espacial polígono e identificadas pelo seu id_quadra e pelo tipo, se são edificadas ou não (praças, parques, etc).

Outra classe geográfica desenhada como linha foram as faces de quadras que possuíam apenas a aba do id_face que descrevia o numero da quadra em que pertencia e se ela se localizava a norte, sul, leste ou oeste.

Numa escala mais próxima, foi delimitados os lotes a partir da representação polígono que eram classificados pelo id_lote que continha o número da via seguido no número do imóvel ali localizado.

O levantamento seguinte, foi atribuir a classe geográfica edifício, representada também por polígonos e se denominam pelo do edif_id que configura o id_quadra juntamente com o número do imóvel; outros atributos não espaciais que foram configurados para a qualificação dos edifícios foram: nome_ ed (que apresentava o nome dos edifícios comerciais, serviços e residenciais), prop (o nome do proprietário), num (número do imóvel), uso- classificando se tem uso residencial (r), comercial (c ), serviços (s), institucional (i), misto (i).

Se referindo a parte de patrimônio, os edifícios são classificados como protegido (p), de interesse e não protegido (ip), não protegido (np) e sem interesse (si). Foi atribuído o número de pavimentos existentes e se eles eram de importância histórica /cultural (hist_cult) que foram classificados a partir do boolean (verdadeiro ou falso – true/false).

A fim de entender a história das edificações, os atributos não espaciais levantados foram o autor do projeto, a data de construção – data_constroi ( ano de construção: c; ano de construção estimada: e; indefinido: i; reformado: r). Através de uma análise mais crítica foi determinado o estilo da edificação compreendido em: eclético (e), art deco (ad), protomoderno (pm), moderno (m) ou indefinido (i); qual foi seu uso original (uso_origem), isto é, se a edificação foi construída para usos residenciais (r ), comerciais (c),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com