TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Final de Linguagens Geográficas

Por:   •  12/4/2023  •  Artigo  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 3

__________________________________Metodologia de Ensino de Geografia I

Discentes:

Professora Responsável: Adriana Olivia Alves adrianaolivia@ufg.br

Semestre: I

Ano: 2021

Turno:

Trabalho Final  - Propostas Metodológicas (colocar o título específico)

  1. O conhecimento Pedagógico da Matéria (3 - 5 páginas)

Com base no texto do Shulman (2014), vocês desenvolveram uma reflexão acerca dos conhecimentos geográficos específicos e dos conhecimentos pedagógicos que fundamentaram o trabalho. Juntos eles comporão o denominado conhecimento pedagógico da matéria. Além de Shulman, utilizar referências empregadas no desenvolvimento da base teórica da Geografia, do método de ensino de construção conjunta (LIBÂNEO, 1994) e linguagem geográfica (SCHELBAUER; FILIZOLA, 2014). Vocês poderão incluir outras bibliografias complementares utilizadas ao longo do curso de formação continuada de professores.

c) Base de conhecimento para o ensino

 

As discussões sobre os aspectos intervenientes na formação de professores têm tido atenção especial no meio acadêmico, nos últimos anos. Nesta perspectiva, a preocupação em refletir acerca dos saberes docentes necessários para legitimar a atuação do professor tem reunido esforços de estudiosos do tema.

Nesta perspectiva entendemos que algum autor tem contribuído Shulman (2005), sendo esse tratar de três categorias de conhecimentos que devem estar presentes no desenvolvimento cognitivo do professor, a saber o conhecimento: do conteúdo da matéria ensinada, pedagógico da matéria e curricular.

Para Shulman (2007) o conhecimento do conteúdo busca compreensões acerca da estrutura da disciplina e a organização cognitiva da matéria e compreende o domínio dos aspectos baseado em atitudes ou sentimentos pessoais, conceituais, procedimentais, representacionais e que validam o conteúdo. O conhecimento pedagógico do conteúdo ou da matéria possui relação com o formular e apresentar o conteúdo de forma a torná-lo compreensível aos alunos. O conhecimento curricular, terceira categoria tratada pelo autor, relaciona-se ao conhecer a entidade currículo como o conjunto de programas elaborados para o ensino de assuntos e tópicos específicos em um dado nível.

Shulman (1986), define a base de conhecimento para a docência e, nesse intento, apresenta algumas considerações a respeito dos conhecimentos e saberes profissionais e do caso de ensino enquanto ferramenta investigativa e formativa.

Entendida como um corpo teórico de compreensões, conhecimentos e disposições que um professor necessita para transformar o conhecimento que possui do conteúdo em formas de atuação que sejam pedagogicamente eficazes e adaptáveis às variações de habilidades e de repertórios apresentados pelos alunos (SHULMAN, 1986) – têm seguido orientações teóricas e metodológicas diversas, propondo diferentes entendimentos sobre os seus componentes, características e origens.

  1. A proposta metodológica sob a perspectiva das Estratégias de ensinagem (1 parágrafo)

Na forma de um quadro-síntese vocês incorporarão a perspectiva de estratégia de ensinagem. Elaborar um parágrafo explicativo à partir deste quadro.

Nome da Linguagem ou Estratégia de Ensino

Descrição

Definir do que se trata a proposta metodológica

Operações Mentais

Indicar pelo menos cinco operações mentais que mais destacam nesta proposta metodológica.

Conhecimentos Geográficos

Indicar pelo menos cinco conhecimentos geográficos desenvolvidos nesta proposta metodológica.

Etapas

Descrever a sequência didática desta proposta metodológica.

Avaliação

Indicar o método empregado para verificação de aprendizagem dos discentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (736.1 Kb)   docx (737.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com