TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino e aprendizagem de geografia no segundo ciclo

Por:   •  2/5/2015  •  Artigo  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  1.073 Visualizações

Página 1 de 2

    Ensino e aprendizagem de geografia no segundo ciclo

O estudo da geografia nesse ciclo Aborda principalmente as diferenças entre a área rural e urbana, as suas tecnologias e culturas e objetivo principal é fazer com que os alunos saibam identificar as paisagens rurais e urbanas dentro do espaço geográfico.

Os alunos estudam as relações entre as paisagens e as suas modificações, o que era rural passou a ser urbanas. Campos e fazendas foram se modificando e se tornando áreas povoadas, o campo cada vez mis está desaparecendo dando espaço para os grandes prédios.

Atualmente o estudo da geografia em relação à cidade e o campo são trabalhados de forma que os alunos venham a entender o seus espaços de paisagem o ritmo de cada um, a economia.

Com o estudo da tecnologia ficou mais fácil superar as dificuldades e os problemas que essa transformação está causando na natureza pessoas que moram no campo migram para a cidade e assim as paisagens vão se modificando.

E importante lembra que a tecnologia está presente no cotidiano e no dia a dia de cada aluno e que é um instrumento de trabalho para a organização econômica e social do espaço e do tempo em que estão inseridos.

O professor por sua vez tem um papel importante que é apresentar para os alunos meios de informações através de mapas, atlas, globo terrestre todo o espaço geográfico da sua região e do país.

Objetivos de geografia no segundo ciclo e o que se espera dos alunos  

  • Saber diferenciar as diferentes paisagens urbanas e rurais em uma sociedade.
  • Reconhecer semelhanças e diferenças de modo de vida das cidades e do campo.

   Características e relações entre paisagens urbanas e rurais.

O professor procura apresentar para seus alunos assuntos que estão inseridos na comunidade e que envolve as paisagens rurais e urbanas. Na maioria das vezes os alunos já tem um conhecimento prévio da área rural, o avô ou a tio, que morram na chácara muitas vezes passam final de semana, ou férias.

Modos de vida de urbanos e rurais

O modo de vida das pessoas que moram na cidade é bem agitado tem a rotina de todo dia, os compromissos com o trabalho, cumprir horário, enfim o homem da sociedade urbana não para.

Já o homem que vive na rural é bem tranquilo não precisa de tanta agitação tem um modo de vida simples, produzem o seu próprio alimento.

No entanto os alunos aprendem dentro do estudo da geografia as diferenças entre paisagens urbanas e rurais o espaço geográfico de cada um a economia e como são modificadas as paisagens e o meio onde vivem.+.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com