TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de geografia

Por:   •  11/7/2017  •  Seminário  •  2.755 Palavras (12 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 12

ANGÉLICA

O ensino de geografia na educação infantil.                                                                                                                                                                         Assim como em todos os lugares, o desenvolvimento da geografia é relacionado com evolução da ciência e com a organização do território nacional.                                                        No início, a geografia era estudada de forma aleatória (incerta, por acaso) não tinha regras e não se preocupava com a sequência e organização.                                                 Em 1946 mudou-se a maneira de estudar geografia e deu-se nome de reforma Capanema. Até esta data, os conteúdos de geografia eram estudados em livros que os professores selecionavam.                                                                                 Em 1960 e 1970, a geografia e história foi integrada e passou a chamar Estudos Sociais,mas não deu certo, muitas discussões surgiram e então voltou a ser geografia e história em 1979. Essa mudança foi reintroduzida nas series quinta e oitava do ensino fundamental, já as primeiras series não houve mudança.                                                                         Mas somente em 1998 com a publicação do PCN é que a geografia foi ganhar espaço legal no currículo escolar nas primeiras series do ensino.                                                 Muito foi discutido sobre a questão, mas graças as políticas públicas e medidas educacionais é que o ensino de geografia é estudado na educação primaria.                                Hoje a geografia é ensinada de forma que faça o aluno perceber que está inserido no espaço em que vive e possui direitos e deveres         e assim influencia na organização do espaço geográfico tornando-se um cidadão.                                                                         Na educação infantil não é obrigatório trabalhar disciplinas ou cumprir conteúdos, ou seja, não se separa conteúdos para trabalhar com crianças, assim se propõe trabalhar o conhecimento das diversas áreas junto.                                                                 O planejamento anual ajuda essa forma de ensino a dar certo, por isso em 2009 fixou as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Esses documentos         apresenta propostas pedagógicas e princípios a serem respeitados, onde indica direitos e deveres a se cumprir para uma melhor educação para as crianças.

JU

Nas DCNEI (BRASIL, 2010) não ficam especificadas as áreas de conhecimento a serem abordadas, mas os conteúdos relativos à Geografia estão presentes: como orientação, espaço-temporal, identidade e diversidade, o mundo físico etc.

Os seres humanos vivem sempre em um lugar de interação com os elementos da natureza e da sociedade, o espaço e o tempo têm importância fundamental na formação da criança e a aprendizagem de todos os indivíduos se processa na interação com o ambiente em que vivem, pois necessitam conhecer seu espaço geográfico já nos primeiros anos de vida.

A Geografia contribui para a vida em sociedade, noção de tempo e espaço da criança. Trabalhar com variações de metodologia em relação às diferentes regiões, diferentes estruturas físicas e materiais com as crianças dá mais prazer para aprender.

“A escola não é o lugar da informação, mas da busca e da organização da informação no sentido da construção do conhecimento”.

A matéria de Geografia tem inúmeros conteúdos devido a quantidade de informação que há, por isso se encontra dificuldades de selecionar conteúdos para crianças maiores e para a Educação Infantil, dificuldade maior ainda.

Coll (1998) acredita que somente os conhecimentos cuja assimilação requer ajuda deveriam ser incluídos nos currículos escolares.

Os alunos constroem conhecimentos novos ao buscar o entendimento das suas próprias vivências.  

O Papel do professor mediador é essencial no processo de construção do conhecimento geográfico, mas na Educação Infantil é diferente, pois integra a experiência global da própria criança, seu desenvolvimento e o conhecimento da realidade externa.

Os professores devem estar atentos às necessidades dos alunos, mais esse trabalho se torna complicado já que existe uma grande diversidade de experiências sociais em uma sala de aula, o que exige mais sensibilidade desse profissional.

Nas séries iniciais (Educação Infantil e 1° ao 4° ano) o professor deve ir trabalhando variadas experiências com seus alunos para que as eles possam formar suas primeiras concepções que serão trabalhadas nas séries e níveis seguintes.

JESSICA

É importante atividades que desenvolvam o cognitivo das crianças realizando atividades de forma lúdica envolvendo brincadeiras, jogos e incentivando a imaginação e criação. Outro aspecto a ser considerado é o das rotinas passadas no dia a dia visando a necessidade do cuidado e higienização, presentes no cotidiano.

Podemos usar como exemplo o momento do banho, alimentação, a ida para escola para explorarmos diversos conteúdos relacionados a geografia, pode-se trabalhar o solo, as paisagens rurais e urbanas, a ligação campo cidade, as necessidades humanas, a transformação da natureza dentre diversos outros assuntos.

As trajetórias podem ser realizadas no cotidiano da escola como as características do tempo e as relações estabelecidas como a rotina dos alunos. Podemos perguntar em dias de chuva em que espaço brincamos?E mais agradável ir ao parque com sol ou chuva?

O uso de imagens para mostrar locais para os alunos o que já visitaram e os que ainda não conhecem para a observação dos elementos da paisagem por exemplo comparando as diferenças pode ser trabalhado. Podemos também visitar locais como parques, zoológicos onde as crianças entrem em contato com a natureza, animais, terra, e outros elementos naturais.

Além da observação e pesquisa, é importante conhecer como são organizados os conteúdos a serem abordados na Educação Infantil. Para se ter mais clareza de que conteúdos de geografia são abordados como se propõe foram analisados os projetos políticos pedagógicos dos EMEI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (129 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com