TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajetória do desenvolvimento sustentável

Seminário: Trajetória do desenvolvimento sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Seminário  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 1: Leia e compreenda as ideias contidas no artigo:

NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico.Estud. av. [online]. 2012, vol.26, n.74, pp. 51-64. ISSN 0103-4014. Disponível: https://docs.google.com/open?id=0B1lfOtr2UH-ERFhhVnpaV0xmSmM. Acesso em: 18 dez. 2012.

Durante a leitura, selecione os pontos que você considerou importantes.

Passo 2: Elabore, com suas próprias palavras, as respostas às quatro questões a seguir.

1) O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

R: As 5 (cinco) dimensões sociais são: ambiental, econômica, social, política, cultural.

Ambiental: Devido a economia de um pais, o mesmo por obrigação teria como somente produzir o que consome, pois assim haveria um controle do que seria extraído da natureza para poder reproduzir na mesma quantia e assim não haveria um desequilíbrio gigantesco como acontece.

Econômica: Os países economicamente mais desenvolvidos teriam como obrigação desenvolver novas alternativas de consumo, para que o uso de recursos naturais fosse diminuído. Exemplos: energia solar, energia do vento e até carros híbridos (movido a água) são recursos naturais mas poucos explorados.

Social: A parte social inclui todos nós, políticos, e cidadãos comuns. Os políticos tem que ser mais rigorosos em leis ambientais, tentando manter uma justiça social em que todos tenham acesso aos recursos e nós cidadãos, temos que nos reeducar para que as futuras gerações possam usufruir destes recursos naturais que temos nos dias de hoje.

Cultural: Temos que mudar nossa cultura, pois apesar de estarmos desenvolvidos tecnologicamente, estamos descuidando de nosso meio ambiente. Os políticos deveriam implantar leis severas quanto ao descaso de nossos recursos naturais, tentar mudar a visão no sentido de apenas não incentivar o consumo, mas usufruir da melhor maneira.

Política: Devem-se fazer leis mais rigorosas, desenvolver projetos sociais, principalmente voltados aos jovens, implantar em escolas matérias que se dediquem ao meio ambiente.

2) Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

R: Ambiental, econômica e social.

3) De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

R: Ele quer dizer que estamos dando mais importância a tecnologia, de que ela trará respostas de como não acabar nossos recursos naturais.

Segunda resposta: Ele sugere um decrescimento, pois nosso consumismo colabora que nossos recursos se extinguem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com