TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajetórias Geográficas

Por:   •  24/3/2016  •  Resenha  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 6

TRAJETÓRIAS GEOGRÁFICAS¹

  1. RAQUEL RIEMMA DE SIQUEIRA

A presente resenha trata de uma das obras de Roberto Lobato Corrêa, que muito têm contribuído à Geografia. O livro tem um caráter amplo, pois nele são trabalhados cinco importantes temas: redes geográficas, espaço urbano, região, relação entre espaço e empresa, e relações entre espaço, tempo e cultura. Dividido em quartoze capítulos, cada qual correspondente a um artigo escritos durante a sua carreira, e publicados em diversas revistas, porém com dois textos inéditos. Na parte final de cada artigo, Corrêa levanta relevantes questões para reflexão e debates.

A primeira parte do livro traz uma preocupação quanto as Redes Geográficas, sendo assim dispostos os primeiros capítulos: 1 - Repensando a Teoria das Localidades Centrais (publicado originalmente em Novos Rumos da Geografia Brasileira. Organizado por Milton Santos. São Paulo, HUCITEC, 1982: 50-65.), 2 - As Redes de Localidades Centrais nos Países Subdesenvolvidos (publicado originalmente na Revista Brasileira de Geografia, 50(1):61-83, 1988.), 3 -  Origem e Tendências da Rede Urbana Brasileira: Algumas Notas (texto original), 4 - Dimensões de Análise das Redes Geográficas (apresentado originalmente na mesa redonda do 3o. Simpósio Nacional de Geografia Urbana, Rio de Janeiro, setembro de 1993 e representado no 4o. Simpósio Nacional de Geografia Urbana, Fortaleza, outubro de 1995). Nesta parte, Corrêa faz uma análise criteriosa da teoria de Christaller², buscando resgatar as principais contribuições teóricas realizadas nos estudos urbanos, caracterizando uma revisão bibliográfica, com a finalidade de sintetizar os resultados obtidos. Isso torna viável a aplicação de tais teorias à realidade brasileira. Assim o Sudeste é classificado como um circuito superior, e as feiras nordestinas igualadas aos mercados periódicos verificados em outros países. A conclusão a que ele chega segundo suas pesquisas é a de que em países subdesenvolvidos, como o Brasil,  o estudo das redes de localidades centrais ganha uma dimensão política, extrapolando a dimensão econômica. Ele também apresenta reflexões e estudos adicionais.

1. CORRÊA, R. L. Trajetórias Geográficas. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2001.

  1. Autor da teoria das Redes de Localidades Centrais, formulada em 1933.
  1. O tema abordado na segunda parte é Espaço Urbano, composto por tais capítulos: 5 - Processos Espaciais e a Cidade (publicado originalmente na Revista Brasileira de Geografia, 41(3):100-110,1979), 6 - O Espaço Urbano: Notas Teórico-Metodológicas (publicado originalmente no Boletim de Geografia Teorética, Rio Claro, 21(42),101-103,1991), 7 - Meio Ambiente e a Metrópole (publicado originalmente em Natureza e Sociedade no Rio de Janeiro, org. Maurício de Almeida Abreu. Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Coleção Biblioteca Carioca, vol.21,27-36,1992.), 8 - O Espaço Metropolitano e sua Dinâmica (publicado originalmente no Anuário do Instituto de Geociências da UFRJ, 17, 24-29,1994.). Aqui, Corrêa analisa a organização do espaço segundo a ação antrópica, fazendo um estudo profundo para explicar as diversas variáveis que compõe o espaço urbano. Demonstrando suas articulações e fragmentações pelos diferentes grupos sociais, e agentes atuantes no modo de produção e organização espacial. Os estudos sempre reportam ao Brasil, e o autor dá especial atenção ao  Rio de Janeiro, um exemplo perfeito da grande metrópole moderna, brasileira ou não.
  2. Na terceira parte temos um estudo sobre Região e regionalização do espaço brasileiro, com apenas dois capítulos, são eles: 9 - Região: A Tradição Geográfica (texto original), 10 - A Organização do Espaço Brasileiro (publicado originalmente na Revista Geosul. Florianópolis, 4(8), 7-16, 1989.). No primeiro texto é exposto um histórico sobre a evolução do conceito de região, analisando a noção do termo, estabelecendo uma relação entre o conceito e a categoria filosófica (as diversas correntes geográficas). Em seguida, Corrêa nos remete a uma reflexão sobre a regionalização brasileira, porém diferente da vigente (cinco regiões), neste estudo fala-se apenas de três regiões, Centro-Sul, Nordeste e, Amazônia, diferenciadas pelas distintas especializações produtivas, pelos modos e intensidades de circulação e consumo, pela gestão das atividades, e pelas organizações espaciais e níveis de circulação interna, inter-regional e internacional.

O artigo referente ao estudo do Espaço e empresa aparece na quarta parte, composta apenas por um capítulo, 11 - Corporação e Espaço – Uma Nota (publicado originalmente na Revista Brasileira de Geografia, 53(1):137-145, 1991.). Este texto expõe uma análise sobre o poder de (re)organização espacial capitalista através da grande corporação, esta, resultante do conflito entre capital e trabalho e da competição entre diferentes capitalistas, além do exame

da integração espacial e da nova divisão internacional do trabalho inserida neste contexto. É portanto, demonstrada a estruturação dos processos e funcionalidades das grandes corporações, determinadas pelo sistema capitalista em voga.

A quinta e última parte do livro, é dedicada às questões culturais, sendo apresentados os capítulos: 12 - O Sudoeste Paranaense Antes da Colonização (publicado originalmente na Revista Brasileira de Geografia, 32(1):87-98, 1970.), 13 - Carl Sauer e a Geografia Cultural (publicado originalmente na Revista Brasileira de Geografia, 51(1):113-122, 1989.), 14 - A Dimensão Cultural do Espaço: Alguns Temas (publicado originalmente em Espaço e Cultura – Ano I, n°1 – outubro de 1995:1-21.). Nestes capítulos finais Corrêa tenta exibir a importância dos conceitos de “espaço” e “cultura” para a análise geográfica. Para tanto o autor exibe sua pesquisa sobre a história geográfica do Sudoeste Paranaense. Dentro dessa perspectiva ele nos remete ao campo da Geografia Cultural, contando a evolução desta corrente filosófica, através da história de seu criador nos Estados Unidos, Carl Ortwin Sauer, enfocando as discussões sobre esse campo no pós anos 80. Por último o autor resgata alguns temas específicos abordados pelos geógrafos, tais como: a paisagem cultural, percepção ambiental e cultura, espaço e simbolismo e, cultura e lugares centrais, sugerindo outros tantos temas aos geógrafos brasileiros, pois existem poucos trabalhos realizados nessa área que podem de fato serem relacionados à cultura e espacialização, caracterizando assim, um convite ao aprofundamento das questões culturais, no campo geográfico do saber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (124.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com