TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USANDO SUPERFÍCIES NA INGENIERIA CIVIL

Relatório de pesquisa: USANDO SUPERFÍCIES NA INGENIERIA CIVIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 3

3. USO DE SONDAGEM NA ENGENHARIA CIVIL

As sondagens representam, em média, apenas 0,05 à 0,005% do custo total da obra. Com as sondagens é possível detectar varias características do solo, sendo alguns deles:

• Determinação dos tipos de solo que ocorrem, no subsolo, até a profundidade de interesse do projeto;

• Determinação da condição de compacidade (areias) ou consistência (argilas) que ocorrem nos diversos tipos de solo;

• Determinação da espessura das camadas constituintes do subsolo e avaliação da orientação dos planos (superfícies) que as separam;

• Informação sobre a ocorrência de água no subsolo.

Verifica-se que a importância da aplicação dos conhecimentos geológicos advindos da Geologia Aplicada à Engenharia Civil decorre do fato que estes promoverão a viabilidade técnica e econômica das obras de Engenharia Civil. Isto é, a estabilidade e a economia são alcançadas quando os engenheiros responsáveis pelo dimensionamento das mesmas levam em consideração os parâmetros geológicos e geotécnicos (como o coeficiente de permeabilidade do solo, em obras de barragens de terra) necessários aos cálculos das mesmas.

Com relação à relevância dos condicionantes geológicos, percebemos que estes recebem esta denominação porque irão condicionar a viabilidade técnica e econômica das obras da Engenharia Civil ao uso dos mesmos no desenvolvimento dos projetos executivos das mesmas, tendo em vista que os projetos executivos correspondem ao conjunto dos elementos que materializam a execução destas obras, como no caso de estradas correspondem ao traçado geométrico da estrada e aos cálculos dos elementos que compõem o traçado da estrada (raios, ângulos de inclinação, e outros.) que é condicionado pelo relevo da região, como pode ser visualizado na figura 8.

Constata-se, também, que esta importância decorre também da possibilidade da Geologia Aplicada à Engenharia Civil identificar os fenômenos geológicos possíveis de ocorrerem e assim evitá-los, mantendo assim a estabilidade das obras. A Geologia Aplicada à Engenharia possui essa grande importância para o desenvolvimento das obras de Engenharia Civil, pois seu estudo deve ser obrigatoriamente levado em consideração em obras de grande porte para que não ocorram perdas materiais, humanas e ambientais. De forma que essa analise dos estudos ocorram antes e durante a execução do projeto, pois depois da obra concluída os reparos caso algum impacto ocorra são de custos elevados, e com incertezas de sucesso na reparação da obra, como pode ser visualizado na figura 8.

As condições geológicas impostas pela geologia regional do local a ser construído, possui influência nos métodos utilizados para sua construção, nos materiais que mais se adéquam, no relevo onde a mesma vai estar dimensionada, se a natureza do solo seria apropriada para a tipologia de construção em questão e nos possíveis impactos que aquela obra ira gerar para região, meio ambiente, sociedade e economia. Já que para que a obra obtenha êxito, a junção desses fatores possui relevância sobre o projeto, como pode ser visualizado na figura 8.

Um resultado que mostra a importância dos conhecimentos geológicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com