TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Urbanismo Bioclimatico

Exames: Urbanismo Bioclimatico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

Urbanismo Bioclimático

O verde Urbano:

É um espaço urbano com predomínio de vegetação, concebido com diversos propósitos. Nesta categoria, enquadram-se os parques, jardins botânicos, jardins zoológicos, complexos recreativos e esportivos, hípicas e cemitérios-parques, dentre outros. A preservação da natureza e a aclimatação de sua área de domínio – com a melhoria na qualidade do ar – estão entre as prioridades destes ambientes, contribuindo para bem-estar da população local.

Alguns exemplos de cidades que servem como base nesse estudo pode citar, Barcelona e Brasília.

O verde da cidade de Barcelona:

O município de Barcelona, tem um total de 6.240.856m² de verde urbano, incluindo parques urbanos(4.138.113m²), praças arborizadas, jardins ao longo das vias públicas, jardins em polígono, jardins urbanos, praças ajardinadas e espaços de lazer.

QUADRO XI

Os espaços públicos abertos

Pode-se estruturar a história dos núcleos sociais e das mudanças na formação arquitetônica de Barcelona a partir da análise de suas praças. Alguns exemplos de modelos de atuações: Plaza Del Jardí de La Industria, Plaza Real, Plaza de Sant Jaume, Plaza de Santa e outros tipos de espaços, tais como Anel Olímpico e algumas das praças do bairro de Grácia: Rius i Taulet, Sol e Raspall.

Jardi de La Industria: Trata-se de um quarteirão no qual as casas construídas ocupam somente uma faixa alargada na forma de um “L”. Aparece separado das ruas graças a taludes de ladrilho que permitem isolá-la do ruidoso entorno. Tais desníveis facilitam o contraponto dos planos inclinados com gramado que, com os originais respaldos circulares, convidam ao desfrute do Sol. O verde demarca grande espaço de terra que protagoniza o centro. Além disso, existe uma fonta de luz de tamanho marcante, sem que isso pese no conjunto.

Brasília e seus espaços públicos

O clima da cidade:

Os dados do clima de Brasília são denominados Normais Climatológicos. Brasília tem condições semelhantes às do clima tropical úmido durante o período de chuvas e às do clima tropical seco no período de seca. Em razão da continentalidade e da altitude, as amplitudes diárias de temperatura são consideráveis, especialmente no período seco.

Na região de Brasília, a radiação solar, os ventos e as chuvas constituem os principais elementos a influir no espaço construído. A radiação solar alcança valores elevados durante todo o ano; os ventos, apesar de moderados, aparecem constantemente; e as chuvas constituem a causa determinante das condições climática de todo um período.

O verde da cidade

Lúcio Costa utilizou conscientemente a técnica paisagística de parques e jardins como elemento essencial do tratamento arquitetônico.

O gramado é um verdadeiro tapete verde e uniforme. A paisagem é valorizada a partir do contraste que apresentam os espaços construídos sobre o espaço natural a chamada “inversão de fundo”, vale dizer, a preponderância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com