TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vegetação típica na região noroeste de Minas Gerais, Brasil

Monografia: Vegetação típica na região noroeste de Minas Gerais, Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Monografia  •  2.956 Palavras (12 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 12

Cerrado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Cerrado (desambiguação).

Cerrado

Vegetação característica na região noroeste de Minas Gerais, Brasil.

Vegetação característica na região noroeste de Minas Gerais, Brasil.

Bioma Savana

Área 2.045.064 km²

Países Brasil, Paraguai

Parte da América do Sul

Mapa da ecorregião do Cerrado. Os limites da ecorregião mostrados em amarelo.

Mapa da ecorregião do Cerrado. Os limites da ecorregião mostrados em amarelo.

Cerrado é um bioma do tipo biócoro savana que ocorre no Brasil, constituindo-se num dos seis grandes biomas brasileiros.1 .

Índice [esconder]

1 Definição

2 Características do cerrado

3 Clima

4 Relevo

5 Vegetação

6 Flora

6.1 Plantas Comuns

7 Fauna

7.1 Mastofauna

7.2 Avifauna

7.3 Ictiofauna

8 Referências

8.1 Bibliografia

9 Ver também

10 Ligações externas

Definição[editar | editar código-fonte]

A palavra "cerrado" pode ser usada em três sentidos:2 3

Cerrado, com inicial maiúscula: embora comumente referido como sendo um bioma (que são definidos a partir de características fisionômicas e ambientais), trata-se na verdade de um domínio fitogeográfico (área do espaço geográfico, com dimensões subcontinentais, em que predominam características morfoclimáticas - de clima e relevo - semelhantes e um certo tipo de vegetação, mas onde pode haver vários tipos vegetacionais). Nele, incluem-se o tipo vegetacional cerrado sensu lato (com vários biomas), outros tipos vegetacionais (como a floresta ripícola, o campo rupícola, a floresta estacional semidecídua, a floresta estacional decídua, o campo úmido) e outros biomas (mata ciliar, mata de galeria, mata seca, parque do cerrado, palmeiral, vereda e campo rupestre).4

cerrado sensu lato, ou simplesmente cerrado: é um tipo vegetacional (definido por sua unidade florística, sendo um fitocório). É composto por três biomas e seis fisionomias: o bioma campo tropical (fisionomia campo limpo), bioma savana (fisionomias campo sujo, campo cerrado e cerrado sensu stricto) e bioma floresta estacional (fisionomia cerradão).

cerrado sensu stricto: uma das fisionomias savânicas do cerrado sensu lato.

Características do cerrado[editar | editar código-fonte]

As "savanas brasileiras" — o Cerrado e a Caatinga — são uma forma de vegetação que tem diversas variações fisionômicas ao longo das grandes áreas que ocupam do território do país. É uma área zonal, como as savanas da África, e corresponde grosso modo ao Planalto Central.[carece de fontes]

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, estendendo-se por uma área de 2.045.064 km² , abrangendo oito estados do Brasil Central: Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e o Distrito Federal.

Cortado por três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul, tem índices pluviométricos regulares que lhe propiciam sua grande biodiversidade.

Ecossistemas do bioma cerrado do Brasil:

cerrado

cerradão

campestre

floresta de galeria

cerrado rupestre

Há também os ecossistemas de transição com os outros biomas que fazem limite com o Cerrado.

A paisagem do Cerrado possui alta biodiversidade, embora menor que a mata atlântica e a floresta amazônica. Pouco afetado até a década de 1960, está desde então crescentemente ameaçado, principalmente os cerradões, seja pela instalação de cidades e rodovias, seja pelo crescimento das monoculturas, como soja e o arroz, a pecuária intensiva, a carvoaria e o desmatamento causado pela atividade madeireira e por frequentes queimadas, devido às altas temperaturas e baixa umidade, quanto ao infortúnio do descuido humano.

Nas regiões onde o cerrado predomina, o clima é quente e há períodos de chuva e de seca, com incêndios espontâneos esporádicos, com alguns anos de intervalo entre eles, ocorrendo no período da seca.

A vegetação, em sua maior parte, é semelhante à de savana, com gramíneas, arbustos e árvores esparsas. As árvores têm caules retorcidos e raízes longas, que permitem a absorção da água - disponível nos solos do cerrado abaixo de 2 metros de profundidade, mesmo durante a estação seca do inverno.

Dependendo de sua concentração e das condições de vida do lugar, pode apresentar mudanças diferenciadas denominadas de cerradão, campestre e cerrado (latu sensu), intercalado por formações de florestas, várzeas, campos rupestres e outros. Nas matas de galeria aparecem por vezes as veredas.

Outros ecossistemas: Campo Sujo, Campo Cerrado, Cerrado Rupestre, Mata Seca ou Mata Mesofítica e Parque Cerrado.

Grande parte do Cerrado já foi destruída, em especial para a instalação de cidades e plantações, o que o torna um bioma muito mais ameaçado do que a Amazônia.5

Clima[editar | editar código-fonte]

Cerrado na região de Pirenópolis, Goiás.

O clima predominante no Cerrado é o Tropical Sazonal, de inverno seco. A temperatura média anual é de 25°C, podendo chegar a marcações de até 40°C na primavera. As mínimas registradas podem chegar a valores próximos de 10°C ou até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com