TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Xoklengs Em Santa Catarina

Trabalho Universitário: Xoklengs Em Santa Catarina. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Neste trabalho eu vou falar sobre a tribo de índios Xoklengs que fica e ficava em Santa Catarina usando os recursos naturais que o estado oferecia, rios para tomar banho, comida para alimentar a tribo, e muito mais para a sobrevivência da tribo.

Vou falar quantos eram e quantos são, de que se alimentavam, que língua falavam, a historia da tribo, localização e a sua cultura.

Desenvolvimento

História da tribo: Um dia uma desconhecida tribo indígena do oeste de Santa Catarina (a tribo xokleng) ganhou status de grande nação da Antiguidade. Em junho, durante escavações, arqueólogos da Unisul encontraram vasos de cerâmica de 2860 a.C. Segunda descoberta mais antiga do Brasil (a primeira é de objetos amazônicos de 4000 a.C.), as cerâmicas provam que os xoklengs viviam na região muito antes e de modo muito mais avançado do que se imaginava.

Em 260 sítios arqueológicos, foram encontradas tigelas de cerâmica com vestígios de vegetais, revelando seu uso doméstico, e instrumentos ligados à agricultura. Muitas peças esperavam os arqueólogos a 30 ou 40 centímetros da superfície, revelando locais distintos para funerais, enterros, roças e armazenagem de alimentos. Até então, os xoklengs eram tidos como um grupo de caçadores e coletores de pinhão, que teriam começado a cultivar a terra apenas por volta do ano 200. “O uso da cerâmica significa uma evolução dos hábitos e uma mudança tecnológica mais antigas”, diz o antropólogo Marco Aurélio de Masi, da Unisul. Agora, sabe-se que os xoklengs viveram na região por vários milênios, sendo dizimados no século 19 pela colonização do sul do país. Hoje, os representantes da tribo não passam de mil pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com