TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA: ESPAÇO RURAL E ESPAÇO URBANO

Por:   •  29/4/2015  •  Dissertação  •  1.678 Palavras (7 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 7

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio

ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA: ESPAÇO RURAL E ESPAÇO URBANO

ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA: ESPAÇO RURAL E ESPAÇO URBANO

Curso:

Turma:

Turno:

Trabalho apresentado à disciplina de , do , para obtenção de nota relativa ao .

Nota:______

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO____________________________________________________3

2- ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA____________________________________4

3- CARACTERÍSTICAS DA PAISAGEM RURAL E URBANA_____________5

4- QUAL O RITMO DE URBANIZAÇÃO MUNDIAL?____________________6

5- QUAIS OS PROBLEMAS ASSOCIADOS ÀS GRANDES CIDADES?______8

6- ESTRUTURA DAS ÁREAS URBANAS________________________________9

7- MORFOLOGIA URBANA_________________________________________10

8- MODOS DE VIDA EM MEIO URBANO E EM MEIO RURAL__________11

9- CONCLUSÃO____________________________________________________13

10- BIBLIOGRAFIA__________________________________________________14

Introdução

Em nosso planeta há áreas que exercem maior atração sobre a população, tendo assim, elevado valor de densidade populacional e há também áreas que possuem menor número de habitantes. Entre esses dois extremos de densidade populacional há várias formas de fixação humana, entre elas estão as áreas rural e urbana. Assim, conhecer o espaço rural e o espaço urbano auxilia o entendimento da ocupação do espaço geográfico terrestre.

Áreas de fixação humana

As formas como o homem tem povoado a superfície da Terra são muito variadas. Entende-se por povoamento a forma de ocupação de um território pelo homem. O espaço geográfico ocupado pelo homem subdivide-se em área urbana e área rural.

Área urbana: São locais com elevada concentração populacional e grande número de elementos humanos na paisagem. São exemplos disso as cidades.

Área rural: São locais onde não se registram elevadas densidades populacionais e onde a paisagem e atividade agrícola predominam. São exemplos muitas vilas do interior do país.

As cidades distinguem-se das áreas rurais envolventes pelo seu modo de vida, que exige transportes, saneamento básico, comércio e serviços. Estas atividades, geradoras de emprego, atraem a população e são as razões do êxodo rural em várias partes do mundo.

Apesar de cada vez mais os modos de vida rural e urbano se assemelharem, existem entre eles relações de complementaridade, estabelecendo-se uma interação espacial entre ambos.

A cidade exerce influência sobre o campo ao nível de serviços de apoio à atividade agrícola (bancos, seguros, etc.), serviços de apoio à população rural (hospitais, escolas, assistência técnica, etc.), comércio variado e especializado e divulgação cultural. Já o campo oferece à cidade, por exemplo, produtos alimentares, mão-de-obra e lazer.

Características da paisagem rural e urbana

Paisagem urbana:

- Edifícios de vários andares;

- Ruas que se cruzam em várias direções;

- Locais ou centros para onde convergem várias ruas;

- Forte concentração e diversidade de atividades ligadas à indústria, comércio e serviços.

Paisagem rural:

- Construções mais ou menos dispersas;

- Predomínio de atividades ligadas à natureza, como a criação de animais e exploração florestal;

- Aproveitamento turístico.

Qual o ritmo de urbanização mundial?

No mundo, o número e tamanho das cidades têm aumentado. Nos países mais desenvolvidos, como os da Europa ocidental, América do Norte e o Japão, a urbanização processa-se, hoje, a ritmo moderado, encontrando-se a rede urbana desenvolvida de forma a evitar a concentração de população num único centro urbano. No entanto, existem cidades que concentram um elevado número de habitantes como é o caso de Nova Iorque, Londres ou Paris.

Além do crescimento das cidades, deu-se também uma expansão das áreas suburbanas, sendo difícil distinguir os limites de uma cidade. Assim, tornou-se mais habitual falar de aglomerações urbanas que, em muitos casos, envolvem mais do que uma cidade.

Nos países em desenvolvimento, devido às dificuldades sentidas nos campos, o êxodo rural leva à concentração de um elevado número de indivíduos nas cidades, como é o caso do Rio de Janeiro, São Paulo ou Bombaim. Assim, são nestes países que se verificam as maiores taxas de urbanização.

A urbanização consiste no processo de crescimento da população residente nas cidades, que adota uma forma de vida distinta do meio rural, fortemente influenciada pela industrialização, pelas novas tecnologias de comunicação e pelo consumo. Este processo impõe o desenvolvimento de novos equipamentos.

O processo de urbanização gera o aumento da dimensão das cidades mais antigas e o aumento do número de cidades. Este processo leva a que se estabeleça uma organização em função do tamanho, da centralidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com