TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Índia e África do Sul: economia e industrialização.

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.092 Palavras (29 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 29

1 INTRODUÇÃO


2 ÍNDIA

A Índia, legalmente conhecida como a República da Índia (Bhārat Gaṇarājya, em hindu (romanizado)), é uma das nações localizadas na Ásia, especificamente em sua parte sul (ou meridional), junto com países como Afeganistão, Bangladesh, Nepal e Sri Lanka. Na contagem populacional, é o segundo país e o primeiro entre as democracias; além de ser o sétimo maior país em relação à área. Suas fronteiras incluem o Paquistão, a oeste, a China, o Nepal e o Butão ao norte e Myanmar ao leste. O Sri Lanka e as Maldivas, que são países insulares, também estão próximos a Índia.

Conhecido por ser o local de origem da Civilização do Vale do Indo, ser o ponto de diversas rotas de comércio durante toda a história e de sua participação na formação de impérios, o território, que hoje é designado como subcontinente indiano, é visto como um dos mais ricos, tanto comercial quanto culturalmente, historicamente. Religiões conhecidas e importantes do mundo de hoje nasceram ali – o jainismo, o hinduísmo, o budismo e o sikhismo – , além de terem auxiliado sua formação como nação o zoroastrismo, o judaísmo, o islamismo e o cristianismo, que alcançaram a área no primeiro milênio de nossa área. Tendo constituído a Companhia Britânica das Índias Orientais durante o século XVIII, foi, portanto, uma das colônias do vasto Império Britânico no século seguinte, alcançando sua autonomia em 1947, através do princípio da não-violência proposto por Gandhi.

A república é formada por vinte e oito estados, contando com, além disso, seis territórios da federação e mais outro, território nacional, que é a capital, Nova Deli (Déli ou Délhi), adotando como forma de governo a democracia parlamentar. Seu PIB nominal está entre os dez maiores do mundo e entre os três na medição do PIB por Paridade de Poder de Compra. Boa parte da responsabilidade para o crescimento econômico se deve as reformas realizadas a partir de 1991, mesmo que o país ainda sofra com a pobreza, analfabetismo, subnutrição e doenças.

Como aspectos evidentes da sociedade indiana estão o seu pluralismo, as grandes variedades de línguas e dialetos e a diversidade étnica, fora a sua imensa biodiversidade, responsável pela preservação de animais silvestres e seus habitats.

2.1 Economia

Algumas das características gerais quanto ao PIB e poder de compra já foram apresentados. Além disso, a Índia está entre as três economias mais desenvolvidas de seu continente, estando à frente países como o Japão e a República Popular da China.

Quanto aos principais produtos agrícolas indianos, observa-se o tabaco, o chá, o algodão, o trigo, a juta, o milho e a cana-de-açúcar. O país utiliza as plantations, ou seja, extensos territórios utilizados para realizar monoculturas, com o objetivo de exportar produtos, desde quando os ingleses dominaram a área e fizeram dela uma colônia. Apenas o Brasil supera a Índia quanto a quantidade de gado em relação ao mundo todo. Junto com a China, a Coreia do Sul e o Brasil, a Índia lidera o grupo G-21 (composto pelos países com uma economia em desenvolvimento).

Apesar de ter um dos maiores PIBs do mundo, a sua renda per capita é relativamente baixa, uma vez que possui uma grande população: em 2005, sua posição era uma das piores entre todos os países do mundo (135 de 182). A maior parte de sua população tem como base econômica a agricultura para garantir a sua sobrevivência.

Os setores secundário e terciário têm crescido exponencialmente durante as últimas décadas, dominando a economia da Índia e sobrepondo-se sobre a agricultura – que prevalecia sobre os demais setores -, alcançando, respectivamente, 26% e 55% do PIB indiano em 2011. Uma parcela de 40% da população vive sob a linha da pobreza, mesmo que a Índia tenha uma classe média ascendente, conforme os dados revelados nas últimas pesquisas, com cerca de 300 milhões de pessoas.

O seu desenvolvimento econômico ocupa uma das maiores posições entre todos os países do mundo – são cerca de 10% ao ano -, que, entretanto, detém uma infraestrutura decadente, uma severa burocracia, elevadas taxas de juro e diversos problemas sociais – incluindo a pobreza do campo, o analfabetismo latente, a permanência do sistema de castas, o índice de corrupção, o sistema de clientelismo ainda existente -, gerando como conseqüência uma economia cheia de barreiras, impossibilitando o alcance de sua potência total no mercado mundial.

2.1.1 Setores econômicos

2.1.1.1 Indústria e serviços

A indústria indiana é responsável por quase um terço do Produto Interno Bruto (PIB) e por 22% dos empregos no país (2013). A Índia ocupa o 12º lugar na questão da produção fabril. A CIA World Factbook é a divulgadora dessas informações. Esse setor alterou-se profundamente a partir das reformas impostas de 1991 até então, quebrando as barreiras de importação – elevando a concorrência, agora também externa -, privatizando empresas públicas, aprimorou a infraestrutura e aumentou a fabricação de produtos de consumo rápido. Nessa época, o setor privado do país sofreu com uma forte concorrência – tanto interna como externa -, disputando com as problemáticas importações chinesas, relevantemente mais baratas que as outras, em geral. Deste ponto em diante, foi necessária uma reforma que levasse a redução dos custos e inovação na forma de organização e gerenciamento (logística), utilizando-se de mão de obra barata e tecnologia de ponta. Consequentemente, houve uma demanda menor de empregos, inclusive no setor agrícola, que antes requeria uma grande quantidade maior de funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44 Kb)   pdf (331.2 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com