TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Por:   •  30/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.960 Palavras (12 Páginas)  •  960 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

       




Sumário

1. PARTE I: PESQUISA                                                                                                        

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        1

1.2 OBJETIVO        1

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        2

2 PARTE  II:   PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO                                                                 

2.1 METODOLOGIAS do Estágio        3

2.2 CRONOGRAMA do Estágio        3

REFERÊNCIAS        4

APÊNDICES        4

ROTEIRO DE OBSERVAÇÂO- ESTÁGIO..............................................................4                                                                                                                                                                                                                 1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÂO EM RELAÇÂO À EDUCAÇÂO BÁSICA        4

2 CARACTERIZAÇÃO DO CORPO DOCENTE....................................................        5

3 CARACTERIZAÇÃO DOS PROFESSORES ENTREVISTADOS......................        5



1. PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Com o advento da Nova Historia na escola dos Annalles, a qual nos proporcionou a possibilidade de explorar novas fontes históricas para a elaboração do conhecimento e pesquisas historiográficas, ademais, ampliou os recursos didáticos e metodológicos na disciplina de Historia. Diante disso, e notável a importância do uso de fontes no processo de ensino-aprendizagem de Historia na educação básica, logo, tornando-o mais dinâmico e participativo.

Dessa forma, o professor de Historia conta com uma grande diversidade de materiais didáticos para a realização da aula, por conseguinte a ampliação do ensino destaca-se pela utilização de fontes, sendo elas: filmes, musicas, o próprio livro didático, fotografias, documentários, documentos escritos, historias em quadrinhos, entre outras fontes. Logo, e notório que o uso de fontes históricas ajuda no desenvolvimento critico e social do individuo, pois fazem referencia a episódios que ocorreram no passado remetendo reflexões e analises que são respostas aos acontecimentos do presente, como afirma Rusen:  

    As fontes são, no entanto, a estrada real empírica para se chegar ao cerne do pensamento histórico, do qual o historiador retorna mais sábio do que as fontes podem torná-lo. Esse ganho de eficiência do pensamento histórico, para além da mera crítica das fontes como meio de extrair informações dos fatos do passado, dá-se na interpretação (RUSEN, 2007, p. 124 apud LUPORINI, URBAN, 2015, p. 12)

Em conformidade com Luporini, Urban (2015, p. 22), “o trabalho com as fontes históricas nas aulas de Historia e um aspecto fundamental da metodologia do ensino dessa disciplina”.

     

1.2 OBJETIVO

Ao analisar as diferentes fontes históricas, como objeto de ensino-aprendizagem na disciplina de Historia na educação básica. Destaca-se, a importância de verificar, se as fontes escolhidas estão de acordo com os assuntos a serem abordado nas aulas, logo, e de suma importância observar o objeto trabalhado com a faixa etária dos educandos para alcançar a difusão do conhecimento com mais eficácia. Além disso, faz-se necessário certificar a efetividade do uso dessas fontes nas salas de aula. Delinear-se por objetivos:                                                    

 - Analisar as fontes históricas mais utilizadas no ensino fundamental maior.

- Verificar a eficiência das fontes usadas pelo professor de Historia, em relação à absorção de conhecimento dos alunos.

 

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Como bem nos assegura Martins (2012), historia e uma área da ciência que busca compreender, explicar e apresentar a atuação intencionável do homem no tempo. Além disso, ressalta que historia e o conteúdo a qual associa uma constante ligação entre narrativas dos livros e a outros objetos aproximados. Nesse contexto, analisa-se a relevância do trabalho com fontes históricas como ferramenta metodológica de ensino pelos professores de historia, na educação básica. Logo, e perceptível que por meio das fontes desperta-se nos educandos indagações e levantamentos hipotéticos a respeito do conteúdo abordado, inserindo-os no ambiente histórico da humanidade. Dessa maneira, como afirma a pesquisadora Schmidt (2011), pode-se dizer que, aprender historia tendo como referencia o passado, e ir ao passado mediante os vestígios que encontramos no presente.

De acordo com Barca (2005), em relação ao trabalho com fontes na educação, menciona a necessidade dos alunos conhecer metodologias que promovam a seleção e interpretação das fontes por comparação, tornando-a suficiente para avaliar e tirar conclusões que servira para o desenvolvimento do conhecimento. À vista disso, destaca-se a importância dos professores escolher as fontes de acordo com o assunto a ser estudado naquela aula. Como nos respalda Alexei Leontiev (1978), a pratica didática e os meios nela empregado devem estar iminentemente relacionados com o instrumento de analise da pesquisa.

Outrossim, e o fato dos próprios PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), salientarem a primordialidade de trabalhar com fontes no procedimento de concepção do discernimento histórico (Xavier, 2010).

Dessa forma, verifica-se que não e somente apresentar fontes históricas nas aulas para que obtenha um desenvolvimento por parte dos alunos do senso-critico vai muito, além disso. Por conseguinte, Piaget (1973) afirma ser necessário que os educadores não se tornem exegeta exultante ao apresentar resultados acabados. Entretanto, ao invés disso desempenhem suas atribuições, como orientador, promovendo a atividade e a exploração.          

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (141.2 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com