TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Por:   •  7/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.134 Palavras (9 Páginas)  •  5.656 Visualizações

Página 1 de 9

ANEXO - MODELO DE PROJETO DE ESTÁGIO

[pic 1]

SUMÁRIO[pic 2]

1 PARTE I: PESQUISA         1

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        2

1.2 OBJETIVOS        3

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        3

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO         4

2.1 METODOLOGIA        5

2.2 CRONOGRAMA        6

REFERÊNCIAS        7

ANEXOS        7

Paginar este documento utilizando o recurso do Word.

1 PARTE I: PESQUISA

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

ÁREA;

Metodologia de Ensino

TEMA;

O lúdico como processo de aprendizagem da criança

JUSTIFICATIVA

O brincar, além de divertida, proporciona o desenvolvimento da criança, auxiliando na organização de seu pensamento, no estímulo da linguagem e na coordenação motora etc. Quando se brinca utiliza-se o faz de conta um mundo de fantasias, de imaginação onde poderá interagir com seus anseios e suas angústias. Na creche e na pré-escola, os jogos e brincadeiras são as principais atividades no desenvolvimento do psiquismo infantil. É por meio das brincadeiras que a criança entra num mundo concreto dos adultos. Aos professores cabe oferecer diferentes contextos e oportunidades de ampliar essa fantasia, fazendo uma ponte entre o saber e o fazer, o abstrato e o concreto. O lúdico estimula um desenvolvimento integral, pois inseri a criança no meio social, desperta a imaginação, facilita a sociabilidade, fazendo com que a criança desenvolva a expressão corporal e oral, e reduz a violência na criança. Não é fácil provar que aprende brincando, na educação infantil. E muito eficiente e ao mesmo tempo desafiador o uso do lúdico como aliado no desenvolvimento cognitivo, físico e emocional das crianças. A criança nessa fase dedica o seu tempo ao brincar, desenvolvendo-se a sua linguagem e narrativa, sua percepção passando a compreender a si próprio e ao outro. O educador que brinca demostra o quanto e comprometido com a cultura da infância.

  1. OBJETIVOS

Ressaltar a importância do lúdico no desenvolvimento infantil, perceber como a criança através do lúdico desenvolve importantes capacidades sobre as atividades lúdicas, destacando a importância do uso de jogos e brincadeiras na educação infantil.

OBJETIVOS ESPECIFICOS;

° Identificar as interferências que o lúdico para as crianças na educação infantil.

° Incentivar o desenvolvimento da criatividade da criança através de suas vivencias lúdicas.

° Emunerar atividades lúdicas capazes de contribuir na maturação de crianças na educação infantil.

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A prática pedagógica necessita de suporte teórica para legitimar a construção do conhecimento.

A escola precisa preparar o educando para saber transitar no espaço público, além de refletir sobre questões ética, ou seja, repensar sobre diversas fases de conduta do ser relacionados ao ato de transitar.

O tem educação no trânsito e desenvolvida com base na análise e na compreensão das mensagens transmitidas através da linguagem visual, sonora e gestual.

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

2.1 METODOLOGIA

O estágio será realizado na C.M.E.I PROFESSORA JULIETA PEREIRA MULLER, situada no centro n°313, no município de Navegantes, Estado de Santa Catarina, é mantida pela Prefeitura Municipal de Navegantes. O estágio será feito na turma berçário II, primeira etapa vai ser observar tudo que acontece dentro de sala de aula. A professora Suzana do berçário II esta trabalhando sobre o meio de transportes, o objetivo dela e apresentar para as crianças todos os meios de transportes existentes, e fazendo com que eles absorvam o máximo de informações, então ele desenvolveu algumas atividades nesse tema, trouce impresso todos os meios de transportes existentes para dar inicio a aula, apresentou para as crianças e todos ficaram muito animados uns já conheciam os sons e já repetiam quando ela falava o nome dos veículos e outros faziam os sons imitando as imagens. Ela levou um avião impresso para cada criança, deu o giz de cera e cada criança pintou do seu jeito o seu avião, nisso já desenvolverão a coordenação motora. No dia seguinte ela recortou os aviões e botou todos num cartaz, levou algodão e explicou para as crianças que o avião voa em cima das nuvens, eles sentirão o algodão e ficaram encantados, então eles com a ajuda da professora colarão os algodões no cartaz e assim finalizando.

2.2 CRONOGRAMA

Data

Turno e horário

Atividade

10/09/2018

13h00 às 17h00

Observação

11/09/2018

13h00 às 17h00

Entrevista 1

12/09/2018

13h00 às 17h00

Entrevista 2

13/09/2018

13h00 às 17h00

Regência 1

14/09/2018

13h00 às 17h00

Regência 2

REFERÊNCIAS

Melo, Fabiana Carbonera Maliverni

Lúdico e musicalização na educação infantil / Fabiana Carbo


MODELO DE PLANO DE AULA

Dados de identificação da Instituição Concedente

Nome da escola: Diretor(a): Dalva Sagas

Professor(a) Regente: Susana M.F Despesell Turma: Berçário II

Período: Vespertino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (186.5 Kb)   docx (123 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com