TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRÁFICO HUMANO, O MAL DA MODERNIDADE

Por:   •  13/5/2015  •  Artigo  •  12.464 Palavras (50 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 50

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UEG[pic 1]

CAMPUS IPORÁ

LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA

Pedro Claudio Rosa

PASTORAL DA JUVENTUDE E MILITÂNCIA POLÍTICA NA REGIÃO OESTE DE GOIÁS ( 1980 – 1990)

IPORÁ

2014

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UEG

CAMPUS IPORÁ

LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA

Pedro Claudio Rosa

PASTORAL DA JUVENTUDE E MILITÂNCIA POLÍTICA NA REGIÃO OESTE DE GOIÁS (1980 – 1990)

Monografia apresentada à banca examinadora do curso de História como requisito para a obtenção do título de licenciado em História.

Orientadora: Prof.ª Maria Olinda Barreto

IPORÁ

2014

SUMÁRIO[pic 3]

INTRODUÇÃO        

I. IGREJA CATÓLICA: UM POUCO DE HISTÓRIA        

1.1 O caminho da Doutrina Social da Igreja        

1.2 A opção pelos pobres na América Latina        

II. JUVENTUDE CATÓLICA NA DIOCESE DE SÃO LUÍS DE MONTES BELOS        

2.1 Pastoral da Juventude- retrato da realidade.        

2.2 Pastoral da Juventude – primeiras iniciativas na Diocese de São Luís de  Montes Belos        

2.3 Pastoral da Juventude - renascimento        

2.4 Pastoral da Juventude em formação        

2.5 Pastoral da Juventude em consolidação        

2.6 Pastoral da Juventude – assessoria que inspirava        

REFERÊNCIAS        



INTRODUÇÃO

A Pastoral da Juventude e a Militância Política na região Oeste de Goiás como objeto de estudo dessa pesquisa se dá pela motivação pessoal no assunto e interesse em compreender o processo de conscientização política e social que contribuiu e/ou influenciou para a inserção de um significativo número de jovens em diversos movimentos sociais e partidos políticos na região Oeste de Goiás e, em outras localidades de Goiás e no Brasil, a partir das experiências vivenciadas na pastoral da juventude.

           A pesquisa tem como foco o trabalho realizado pela igreja católica, com os jovens, por meio da pastoral da juventude, no período compreendido entre a década de 1980 e 1990 e sua relação com a Teologia da Libertação. Portanto essa pesquisa fundamenta-se em um estudo de caso sobre a pastoral da juventude na diocese de São Luís de Montes Belos.

Para a realização desse estudo, buscou-se compreender a metodologia utilizada nesse trabalho pastoral e a influência da teologia da libertação. Vale ressaltar que nesse período a referida teologia foi muito discutida, defendida veementemente por alguns setores da igreja e, ao mesmo tempo, também bastante questionada e contestada com a mesma intensidade por outros.

      O presente trabalho consiste em pesquisa a fontes, cartas, relatórios e documentos da igreja, para compreender e contextualizar a história da igreja católica no que tange a sua doutrina e concepções com relação às questões  políticas e sociais. Nesse sentido, enfatizou-se a relevância da  teologia da libertação nas ações e discussões acerca das questões de fé, buscando  as bases dessa teologia por meio da leitura de  obras   que defendem essa concepção teológica e a relação dessa para a motivação e  engajamento de  jovens que ensejaram nas atividades da Pastoral da Juventude.

Outro aspecto da pesquisa se deu no sentido de conhecer a proposta da pastoral da juventude enquanto um seguimento dentro da igreja católica e a influência ou desdobramentos na vida cotidiana  dos que vivenciaram esse processo de formação. Esse trabalho, portanto, apresenta um recorte histórico tendo como objeto de estudo o período de 1980 a 1990.

 O referido estudo está estruturado em três capítulos, construídos por meio de pesquisa a fontes, documentos da igreja e entrevistas. O primeiro capítulo consiste em um breve histórico sobre a igreja católica, procurando conhecer as bases de sustentação de sua doutrina e como essa se articula com as questões sociais. A relação entre o temporal e espiritual no decorrer da história, buscando compreender como surgiu e o que propõe a teologia da libertação.

O segundo capítulo apresenta a história da pastoral da Juventude na diocese de São Luiz dos Montes Belos - Goiás, a metodologia utilizada, o processo de formação dos jovens e o papel e/ou influência da teologia da libertação. O objetivo nesse capítulo é compreender a relação desse trabalho com a conscientização político-social e engajamento dos jovens na sociedade.

No terceiro capítulo apresenta-se uma série de entrevistas com lideranças da Pastoral da Juventude, com atuação na época de sua formação e reestruturação, assim constatam-se os efeitos do trabalho das lideranças produzindo ações concretas dentro de uma realidade regional.


I  IGREJA CATÓLICA: UM POUCO DE HISTÓRIA

        Nesse primeiro capítulo será apresentada uma breve contextualização histórica da Igreja católica, para melhor compreender o processo vivenciado por essa instituição no que diz respeito à concepção de evangelização que culminou com o desenvolvimento da teologia da libertação, sobretudo na América Latina. Teologia, segundo Ciro Flamarion Cardoso é “discurso religioso acerca de Deus” (CARDOSO, 2005, p. 213). Para o teólogo espanhol Carlos Bazarra, “a palavra teologia quer dizer, etimologicamente, ciência de Deus”. (BAZARRA, 1987, p.5)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (79.3 Kb)   pdf (395.2 Kb)   docx (58.3 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com