TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Por:   •  30/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.960 Palavras (12 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

       




Sumário

1. PARTE I: PESQUISA                                                                                                        

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        1

1.2 OBJETIVO        1

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        2

2 PARTE  II:   PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO                                                                 

2.1 METODOLOGIAS do Estágio        3

2.2 CRONOGRAMA do Estágio        3

REFERÊNCIAS        4

APÊNDICES        4

ROTEIRO DE OBSERVAÇÂO- ESTÁGIO..............................................................4                                                                                                                                                                                                                 1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÂO EM RELAÇÂO À EDUCAÇÂO BÁSICA        4

2 CARACTERIZAÇÃO DO CORPO DOCENTE....................................................        5

3 CARACTERIZAÇÃO DOS PROFESSORES ENTREVISTADOS......................        5



1. PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Com o advento da Nova Historia na escola dos Annalles, a qual nos proporcionou a possibilidade de explorar novas fontes históricas para a elaboração do conhecimento e pesquisas historiográficas, ademais, ampliou os recursos didáticos e metodológicos na disciplina de Historia. Diante disso, e notável a importância do uso de fontes no processo de ensino-aprendizagem de Historia na educação básica, logo, tornando-o mais dinâmico e participativo.

Dessa forma, o professor de Historia conta com uma grande diversidade de materiais didáticos para a realização da aula, por conseguinte a ampliação do ensino destaca-se pela utilização de fontes, sendo elas: filmes, musicas, o próprio livro didático, fotografias, documentários, documentos escritos, historias em quadrinhos, entre outras fontes. Logo, e notório que o uso de fontes históricas ajuda no desenvolvimento critico e social do individuo, pois fazem referencia a episódios que ocorreram no passado remetendo reflexões e analises que são respostas aos acontecimentos do presente, como afirma Rusen:  

    As fontes são, no entanto, a estrada real empírica para se chegar ao cerne do pensamento histórico, do qual o historiador retorna mais sábio do que as fontes podem torná-lo. Esse ganho de eficiência do pensamento histórico, para além da mera crítica das fontes como meio de extrair informações dos fatos do passado, dá-se na interpretação (RUSEN, 2007, p. 124 apud LUPORINI, URBAN, 2015, p. 12)

Em conformidade com Luporini, Urban (2015, p. 22), “o trabalho com as fontes históricas nas aulas de Historia e um aspecto fundamental da metodologia do ensino dessa disciplina”.

     

1.2 OBJETIVO

Ao analisar as diferentes fontes históricas, como objeto de ensino-aprendizagem na disciplina de Historia na educação básica. Destaca-se, a importância de verificar, se as fontes escolhidas estão de acordo com os assuntos a serem abordado nas aulas, logo, e de suma importância observar o objeto trabalhado com a faixa etária dos educandos para alcançar a difusão do conhecimento com mais eficácia. Além disso, faz-se necessário certificar a efetividade do uso dessas fontes nas salas de aula. Delinear-se por objetivos:                                                    

 - Analisar as fontes históricas mais utilizadas no ensino fundamental maior.

- Verificar a eficiência das fontes usadas pelo professor de Historia, em relação à absorção de conhecimento dos alunos.

 

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Como bem nos assegura Martins (2012), historia e uma área da ciência que busca compreender, explicar e apresentar a atuação intencionável do homem no tempo. Além disso, ressalta que historia e o conteúdo a qual associa uma constante ligação entre narrativas dos livros e a outros objetos aproximados. Nesse contexto, analisa-se a relevância do trabalho com fontes históricas como ferramenta metodológica de ensino pelos professores de historia, na educação básica. Logo, e perceptível que por meio das fontes desperta-se nos educandos indagações e levantamentos hipotéticos a respeito do conteúdo abordado, inserindo-os no ambiente histórico da humanidade. Dessa maneira, como afirma a pesquisadora Schmidt (2011), pode-se dizer que, aprender historia tendo como referencia o passado, e ir ao passado mediante os vestígios que encontramos no presente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (141.2 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com