TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mauá, O Imperador E O Rei. Barão De Mauá.

Artigo: Mauá, O Imperador E O Rei. Barão De Mauá.. Pesquise 798.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

03 desafios que Irineu se deparou em sua vida como administrador.

1º O Primeiro grande desafio de sua vida profissional foi não deixar com que a loja que trabalhava de balconista entrasse em falência devido aos atrasos de pagamento e más organizações.

2º O Segundo desafio foi investir em projetos de industrialização em um país onde os grandes detentores de capital acreditavam que somente deveriam usufruir dos bens sem nada produzir. Concentravam seus interesses no campo, trabalho escravo e uma aristocracia que investia somente em terras e na própria segurança. Todos estes fatores atravancavam o crescimento do Brasil no que se refere à industrialização e ao capitalismo. Na época o Brasil tinha poucas atividades industriais, além de uma grande concorrência de produtos importados. Irineu não se amedrontou e encarou mais um desafio em sua vida que acabaria se tornando dono de oito das dez maiores empresas do Brasil com um modelo de administração descentralizadora e flexível, Barão foi um homem de ideias brilhantes

que trouxe da Inglaterra, a Revolução Industrial para o Brasil.

3º O Terceiro segundo o grupo, foi então inaugurar e manter o Banco Mauá MaCGregor & Cia, com várias filiais espalhadas pelas capitais brasileiras, e também no exterior, como em Londres, Nova Iorque, Buenos Aires e Montevidéu (que mais tarde seria uma de suas ruínas) com ajuda de capital inglês. Em um País que era dominado por uma elite rural e escravista. Com um mercado interno ainda não completamente estabilizado, pois os escravos não tinham participação nas trocas monetárias e as relações de mercado não se desenvolviam de forma plena. Com uma constante oposição dos senhores rurais que freavam o crescimento econômico, além de Mauá possuir diversos inimigos no Brasil (como o imperador) e no exterior. Sem se esquecer das diversas sabotagens e ações criminosas que aconteceram sem a menor cautela e desfaçatez feita pelos seus opositores, atingindo em cheio suas transações empresariais através de leis de cobranças de taxas exorbitantes sobre impostos.

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »