TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sartre e o Desenvolvimento Cultural

Por:   •  7/4/2021  •  Resenha  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  8 Visualizações

Página 1 de 3

Filosofia

1.O que é dogmatismo, conhecimento científico, mítico e religioso?

- DOGMATISTO É UMA CORRENTE FILOSÓFICA QUE POSSUI SUAS RAÍZES FULCRADAS EM IDEOLOGIAS QUE PASSAM A SER ÚNICAS E VERDADEIRAS PARA DETERMINADOS INDIVÍDUOS, O QUE OS TORNA DOGMÁTICOS, OU SEJA, NÃO SÃO ABERTOS À PLURALIDADE DE IDEIAS E ACREDITAM NA VERDADE ABSOLUTA E INCONTESTÁVEL.

- O CONHECIMENTO CIENTÍFICO É INTEGRALMENTE METODOLÓGICO E CONSTANTE, VISTO QUE É CALCADO NO ESTUDO DE FATOS E TODOS OS ENTORNOS DA NATUREZA. ESSE SABER É DESPROVIDO DE DOGMAS, RELIGIÕES OU MITOS. ANALISA O OBETO DE FORMA PRÁTICA, TEÓRICA OU AMBOS, CONSEQUENTEMENTE, HIPOTESES SERÃO LEVANTADAS, E CONTESTADAS. DESSE MODO, O GRAU DE ASSERTIVIDADE AUMENTARÁ COM A DISSOLVICÃO DE LACUNAS PRESENTES, A POSTERIORI, TEORIAS OU LEIS SERÃO CONSOLIDADAS, PASSARÃO A SER REFERÊNCIA PARA A HUMANIDADE, OU MELJOR, PARA A ACADEMIA CIENTÍFICA E GRANDE PARTE DA SOCIEDADE.  O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NÃO É ESTÁTICO, BUSCA A “VERDADE CONTESTAVEL E FALÍVEL” ATRAVES DA ANÁLISE DA NATUREZA E DE TUDO QUE A COMPÕE, A CIENCIA NÃO É TOLERANTE COM VERDADES ABSOLUTAS, O QUE GERA DISCUSSÃO SOBRE CONSIDERAR ASSUNTOS COMO A TERRA PLANA, É CLARO QUE TODA FORMA DE CONTESTAÇÃO DE ACEITAÇÕES UNIVERSAIS É VÁLIDA, MAS CONTANTO QUE SEJA COERENTE COM A REALIDADE E QUE NÃO DISTORÇA COMPROVAÇÕES CIENTÍFICAS NÃO SÓ DE BASE TEÓRICA, MAS TANGÍVEL, PARA VALIDAR-SE.

- O CONHECIMENTO MÍTICO É BASEADO EM NARRATIVAS FANTASIOSAS QUE VARIAM CONFORME OS ASPECTOS CULTURAIS DE TERMINADO ESPAÇO. O MITO TEM FUNÇÃO METAFÍSICA, QUE BUSCA EXPLICAR OS FENOMEROS DA ORIGEM DA VIDA; COSMOLÓGICA, DE MODO QUE O UNIVERSO PASSAR SER PROTAGONISTA DE NARRATIVAS; FUNCAO SOCIOLÓGICA E PEDAGOGICA, AS QUAIS Têm TOTAL VÍNCULO EM PREMISSAS ÉTICAS E MORAIS DE UMA SOCIEDADE.

- CONHECIMENTO RELIGIOSO: tem como base a religião e todo o complexo de criação do ser, ou seja, a crença no que é superior ao homem, o seu criador(es). a religião molda a moralidade do indivíduo, sua visão de mundo e comportamento perante a sociedade. Partindo da premissa de ser um mito, é uma narrativa ficcional e que muitas vezes se funde com fatos históricos.

2.Como discursar bem a partir de silogismo?

A priori, o silogismo parte do pressuposto de que o geral é capaz de classificar o particular, através da dedução.

Ex. todo filósofo é inteligente, juliana é filosofa, logo, juliana é inteligente. O silogismo possui função argumentativa e lógica. a lógica não é inerente à verdade, logo, a lógica dedutiva precisa dialogar com a frase e seguir os termos corretos, tais como:

  1. todo a é b
  2. C é a
  3. Logo, c é b

3.Para que servem as falácias? De exemplos de algumas falácias

As falácias são artifícios discursivos e argumentativos incorretos, as falácias são meios de persuasão do ouvinte ou interlocutor.

Ad hominem: a incompetência governamental levou milhares de brasileiros à morte//você é burro e tenho certeza de que não faria melhor que o presidente

Ladeira escorregadia: se Daniel Silveira foi preso por exercer seu direito de livre expressão insultando as intuições democráticas, daqui a pouco todas as pessoas de direita serão presas pela esquerda comunista no judiciário.

Preto ou branco: ou a população tem auxílio emergencial, ou terá cortes na educação e saúde 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com