TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRÁFICO HUMANO, O MAL DA MODERNIDADE

Por:   •  13/5/2015  •  Artigo  •  12.464 Palavras (50 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 50

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UEG[pic 1]

CAMPUS IPORÁ

LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA

Pedro Claudio Rosa

PASTORAL DA JUVENTUDE E MILITÂNCIA POLÍTICA NA REGIÃO OESTE DE GOIÁS ( 1980 – 1990)

IPORÁ

2014

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UEG

CAMPUS IPORÁ

LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA

Pedro Claudio Rosa

PASTORAL DA JUVENTUDE E MILITÂNCIA POLÍTICA NA REGIÃO OESTE DE GOIÁS (1980 – 1990)

Monografia apresentada à banca examinadora do curso de História como requisito para a obtenção do título de licenciado em História.

Orientadora: Prof.ª Maria Olinda Barreto

IPORÁ

2014

SUMÁRIO[pic 3]

INTRODUÇÃO        

I. IGREJA CATÓLICA: UM POUCO DE HISTÓRIA        

1.1 O caminho da Doutrina Social da Igreja        

1.2 A opção pelos pobres na América Latina        

II. JUVENTUDE CATÓLICA NA DIOCESE DE SÃO LUÍS DE MONTES BELOS        

2.1 Pastoral da Juventude- retrato da realidade.        

2.2 Pastoral da Juventude – primeiras iniciativas na Diocese de São Luís de  Montes Belos        

2.3 Pastoral da Juventude - renascimento        

2.4 Pastoral da Juventude em formação        

2.5 Pastoral da Juventude em consolidação        

2.6 Pastoral da Juventude – assessoria que inspirava        

REFERÊNCIAS        



INTRODUÇÃO

A Pastoral da Juventude e a Militância Política na região Oeste de Goiás como objeto de estudo dessa pesquisa se dá pela motivação pessoal no assunto e interesse em compreender o processo de conscientização política e social que contribuiu e/ou influenciou para a inserção de um significativo número de jovens em diversos movimentos sociais e partidos políticos na região Oeste de Goiás e, em outras localidades de Goiás e no Brasil, a partir das experiências vivenciadas na pastoral da juventude.

           A pesquisa tem como foco o trabalho realizado pela igreja católica, com os jovens, por meio da pastoral da juventude, no período compreendido entre a década de 1980 e 1990 e sua relação com a Teologia da Libertação. Portanto essa pesquisa fundamenta-se em um estudo de caso sobre a pastoral da juventude na diocese de São Luís de Montes Belos.

Para a realização desse estudo, buscou-se compreender a metodologia utilizada nesse trabalho pastoral e a influência da teologia da libertação. Vale ressaltar que nesse período a referida teologia foi muito discutida, defendida veementemente por alguns setores da igreja e, ao mesmo tempo, também bastante questionada e contestada com a mesma intensidade por outros.

      O presente trabalho consiste em pesquisa a fontes, cartas, relatórios e documentos da igreja, para compreender e contextualizar a história da igreja católica no que tange a sua doutrina e concepções com relação às questões  políticas e sociais. Nesse sentido, enfatizou-se a relevância da  teologia da libertação nas ações e discussões acerca das questões de fé, buscando  as bases dessa teologia por meio da leitura de  obras   que defendem essa concepção teológica e a relação dessa para a motivação e  engajamento de  jovens que ensejaram nas atividades da Pastoral da Juventude.

Outro aspecto da pesquisa se deu no sentido de conhecer a proposta da pastoral da juventude enquanto um seguimento dentro da igreja católica e a influência ou desdobramentos na vida cotidiana  dos que vivenciaram esse processo de formação. Esse trabalho, portanto, apresenta um recorte histórico tendo como objeto de estudo o período de 1980 a 1990.

 O referido estudo está estruturado em três capítulos, construídos por meio de pesquisa a fontes, documentos da igreja e entrevistas. O primeiro capítulo consiste em um breve histórico sobre a igreja católica, procurando conhecer as bases de sustentação de sua doutrina e como essa se articula com as questões sociais. A relação entre o temporal e espiritual no decorrer da história, buscando compreender como surgiu e o que propõe a teologia da libertação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (79.3 Kb)   pdf (395.2 Kb)   docx (58.3 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com