TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

6ª Série Projetos De Pesquisa Em Serviço Social

Trabalho Universitário: 6ª Série Projetos De Pesquisa Em Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 2

Batalha de Stalingrado

Países envolvidos: Alemanha e União Soviética

Fatalidades: 2 milhões de pessoas

Período da batalha: 23 de agosto de 1942 a 2 de fevereiro de 1943

A Batalha de Stalingrado envolveu tropas da Alemanha nazista e da União Soviética. Esse foi o maior dos ataques alemães em direção ao leste e acabou marcado por perdas terríveis, fazendo com que essa fosse a batalha mais sangrenta de todos os tempos.

Meses depois da derrota em Moscou, os nazistas decidiram atacar a cidade de Stalingrado – hoje conhecida como Volgogrado por causa do Rio Volga. A conquista da cidade era importante porque Stalingrado era uma rota de transporte vital entre o Mar Cáspio e o norte da Rússia, além de ser a porta de entrada para a região do Cáucaso, muito rica em petróleo.

Hitler estava confiante de que poderia derrotar os russos já que o clima não era mais uma questão importante. Por isso, os alemães deram início ao confronto com ataque aéreos e mais 150 mil soldados e 500 tanques no solo. Eles chegaram a dominar 90% da cidade, mas os russos não se renderam em nenhum momento.

A batalha se arrastou por cinco meses e os soviéticos resistiram até a chegada de um novo inverno. Em novembro de 1942, o Exército Vermelho contra-atacou mais uma vez e teve sucesso, conseguindo dominar 300 mil membros do Eixo. Embora o Führer tivesse insistido, as tropas alemãs – que já haviam sofrido com o clima e com a fome – se renderam contra a sua vontade em fevereiro de 1943.

Essa foi uma das principais batalhas da Segunda Guerra Mundial, que acabou mostrando a força dos Aliados. Embora os soviéticos tenham ganhado a batalha, estima-se que tenham perdido mais de 1 milhão de militares. Algumas fontes apontam que as tropas do Eixo tenham sofrido um desfalque de mais de 800 mil soldados e, para confirmar essa como a batalha mais violenta da história, 40 mil civis também morreram durante o conflito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com