TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: INTRODUÇÃO (A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL) E CAPÍTULO 2 (IMPULSIONADORES)

Por:   •  4/6/2021  •  Resenha  •  2.083 Palavras (9 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO SAGRADO CORAÇÃO

CARLOS HENRIQUE MERLI DE OLIVEIRA, EDILEINE DA SILVA PEREIRA, FERNANDA DE MAGALHÃES BARREIRA, FLÁVIA DE CASSIA SOARES CONSTANTINO BUENO, ISABELA SCARELLI DOMINGUES, JEDAIAS DE LIMA FERRAZ, JULIA ROCHA TARCINALLI, MARIA LUIZA RODRIGUES GARCIA, VINÍCIUS ROGÉRIO JERONIMO PINTO

KLAUS SCHWAB – A 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:

INTRODUÇÃO, CAPÍTULO 1 (A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL) E CAPÍTULO 2 (IMPULSIONADORES)

Bauru

2021

CENTRO UNIVERSITÁRIO SAGRADO CORAÇÃO

CARLOS HENRIQUE MERLI DE OLIVEIRA, EDILEINE DA SILVA PEREIRA, FERNANDA DE MAGALHÃES BARREIRA, FLÁVIA DE CASSIA SOARES CONSTANTINO BUENO, ISABELA SCARELLI DOMINGUES, JEDAIAS DE LIMA FERRAZ, JULIA ROCHA TARCINALLI, MARIA LUIZA RODRIGUES GARCIA, VINÍCIUS ROGÉRIO JERONIMO PINTO

KLAUS SCHWAB - A 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:

INTRODUÇÃO, CAPÍTULO 1 (A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL) E CAPÍTULO 2 (IMPULSIONADORES)

Resenha desenvolvida para a apuração da nota da Avaliação Escrita 1 da disciplina Tópicos Contemporâneos, desenvolvida pelo Prof. Me. Fábio Paride Pallotta.

Bauru

2021

1  IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR

O autor, Klaus Martin Schwab, nasceu em Ravensburg, Alemanha, no dia 30 de março de 1938. Além de escritor, é pós-doutor em engenharia e economista. Lecionou disciplinas relacionadas à administração industrial na Universidade de Genebra por mais de quarente anos. Em 1971, fundou o Euroupean Symposium of Management, que acabou por se transformar, em 1987, no World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial). O fórum é realizado todos os anos em Genebra e reúne empresários, políticos, acadêmicos, entre outros, para discutir questões emergenciais no mundo. Em 1998, juntamente com sua esposa, Hilde, criou a Schwab Foundation for Social Entrepreneurship, uma fundação dedicada a difundir iniciativas sociais voltadas ao empreendedorismo.

“A Quarta Revolução Industrial” foi escrita em 2016 e traduzida para mais de 30 línguas, sendo considerado um best-seller e a principal obra de Schwab. Além do texto abordado no presente trabalho, Klaus Schwab escreveu mais alguns livros, dentre os quais é necessário mencionar “Shaping the Fourth Industrial Revolution” (Moldando a Quarta Revolução Industrial, em tradução livre), obra publicada em 2018. Durante sua vida e carreira, o renomado economista recebeu diversas honrarias de diferentes países, incluindo o Grande Cordão do Sol Nascente, no Japão, e o título de Comandante da Ordem de São Michel e São Jorge, dado pela própria Rainha Elizabeth II, da Inglaterra.

2  DESENVOLVIMENTO

2.1  INTRODUÇÃO DO LIVRO

Klaus Martin Schwab afirma que o mais intenso, importante e fascinante desafio hoje enfrentado pela humanidade consiste no entendimento e na modelagem da nova revolução tecnológica, que ele convictamente entende ser a quarta revolução industrial.

Todas as revoluções tecnológicas do passado transformaram o ser humano, entretanto a que está começando possui um caráter distinto e alterará drasticamente nosso modo de viver, de trabalhar e de se relacionar uns com os outros.

A razão disso é que o homem do terceiro milênio está inserido num universo de múltiplas faces e profundamente interconectado, em que as novas tecnologias geram outras mais novas e cada vez mais qualificadas, num ritmo exponencial e não linear de evolução.

Ademais, considera-se que é digital a base da nova revolução, em que várias tecnologias se combinam, gerando mudanças de paradigma sem precedentes da economia, dos negócios, da sociedade e dos indivíduos.

A quarta revolução industrial envolve a transformação radical de sistemas entre nações e intranacionais, em empresas, indústrias, escolas, hospitais e em toda a sociedade.

Inteligência artificial, robótica, internet das coisas, veículos autônomos, impressão em 3D, nanotecnologia, biotecnologia, ciência dos materiais, armazenamento de energia e computação quântica. Novos modelos de negócios, descontinuidade dos operadores, reformulação da produção, do consumo, dos transportes e dos sistemas logísticos. Reformulação de governos e das instituições. Regeneração e preservação dos ambientes naturais.

Somos convidados a refletir sobre essa revolução tecnológica e compreender todas as emergentes tendências, para saber lidar com elas e empregá-las na construção de um mundo mais agradável, sustentável, colaborativo!

2.2  CAPÍTULO 1 – VISÃO GERAL DA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

No Capítulo 1, intitulado A Quarta Revolução Industrial, o autor define revolução como mudança abrupta e radical, a qual afeta as estruturas sociais e econômicas.

Em seguida, ele fala do contexto histórico das revoluções, partindo da revolução agrícola, que combinou a força dos animais e dos seres humanos em benefício da produção, do transporte e da comunicação, e como isso levou à urbanização e ao surgimento das cidades.

O autor aborda as três primeiras revoluções, construção das ferrovias e máquina a vapor; a eletricidade e produção em massa e a revolução do computador, até chegar à quarta revolução industrial, que se baseia na revolução digital e é caracterizada por uma internet mais ubíqua e móvel, pela inteligência artificial e aprendizagem automática.

A quarta revolução não diz respeito somente a sistemas e máquinas inteligentes, mas a descobertas em áreas que vão desde o sequenciamento genético até a nanotecnologia, das energias renováveis à computação quântica. O que a torna diferente das demais revoluções é a interação entre o físico, o digital e biológico.

O escritor fala de suas preocupações quanto aos fatores que podem limitar a realização efetiva e coesa da revolução: os níveis exigidos de liderança, os quais, na visão dele, são inadequados ou ausentes; e a possível falta de uma narrativa coerente e positiva, que apresente as oportunidades e desafios da quarta revolução e evite um reação popular contra as mudanças fundamentais em curso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com