TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A América Pré-Colombiana

Por:   •  1/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO ALFREDO NASSER

PROFESSORA: GISELLE GARCIA

HN4: AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA

ACADÊMICO: ISMAEL BORGE DA COSTA

Estudar e ensinar a história pré-colombiana, não é fácil, porém não é impossível. O maior desafio continuada sendo a falta de interesse de muitos, governantes, editoras, autores e inclusive de professores e estudantes que valorizam mais as histórias européias que a própria história da América na qual estão inseridos. Vale salientar que temos um vasto trabalho de pesquisas das áreas da Arqueologia, da Antropologia e da Historiografia que trabalham incansavelmente para revelar os pormenores das civilizações que povoaram o continente. Tratando-se do estudo da história pré-colombiana, depreendemos como essas civilizações se organizaram com o passar do tempo, tornaram-se grandes impérios; desenvolveram a agricultura, a arte, a religião e a arquitetura. Salientar a chegada do colonizador europeu que trouxe aos povos americanos doenças e exploração, sem falar no extermínio de várias delas.

Ensinar a história pré-colombiana requer de qualquer professor um esforço muito grande, pois as abordagens devem ser inseridas dentro do contexto de cada ciclo escolar, no caso (anos finais do ensino fundamental), tratando-se dessas abordagens o professor poderá inserir a formação e as origens dessas civilizações, como elas se desenvolveram ao longo do tempo; as dificuldades encontradas e o processo de adaptação.

A partir do objeto de conhecimento e da habilidade, trabalharia com aula expositiva dialogada e explicativas sobre as “Teorias e Hipóteses nos Estudos sobre o Povoamento da América”.

Usaria como metodologia a partir do objetivo específico: Compreender os conceitos de teoria e hipótese por meio da análise do povoamento da América: a apresentação de slides contendo os nomes das principais teorias relacionadas com o povoamento da América para despertar nos alunos a curiosidade e a críticidade sobre a importância de estudar e compreender as teorias relacionadas ao povoamento do continente e como se deu a origem do homem americano.

A Pré-história americana, em princípio, foca suas discussões sobre o período em que os primeiros homens pré-históricos ocuparam nosso continente. Esse assunto conta com diferentes pesquisas que indicam datas que variam entre 20 e 35 mil anos atrás. Investigações científicas ainda mais recentes trabalham com um período de 50 mil anos atrás. 

A teoria migratória de maior destaque acredita que os primeiros grupos humanos a chegar ao continente contavam com semelhanças físicas próximas das populações mongolóides e pré-mongolóides da Ásia. A chegada desses povos à América aconteceu graças ao congelamento do Estreito de Bering, que separa o continente asiático da porção norte da América. Há cerca de 12 mil anos, o congelamento do Estreito e a baixa no nível das águas do Oceano Glacial Ártico permitiram a migração do homem pré-histórico asiático para a América.

No entanto, essa tese sofre grande questionamento. Uma dessas suspeitas sobre a Teoria do Estreito de Bering aconteceu quando, em 1975, o fóssil de uma mulher foi encontrado na região de Lagoa Santa, situada no estado brasileiro de Minas Gerais. Apelidada de “Luzia”, o antigo fóssil tem uma datação equivalente a dos primeiros povos a ocuparem a América do Norte. Além disso, seus traços são negróides como os das populações do continente africano ou dos aborígines australianos.

De acordo com esses estudos, as populações que ocuparam primeiro o continente vieram de regiões do sul asiático, da Polinésia e da Oceania. Tais grupos humanos teriam se deslocado por meio de navegações feitas em embarcações de pequeno porte. Com o passar do tempo fixaram-se no litoral leste do continente americano e, posteriormente, buscado áreas pelo interior da América.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (286.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com