TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte rupestre na sua atualidade.

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 5

 A Arte rupestre na sua atualidade.

Foi no período Paleolitico Superior que surgiu as primeiras manifestações artísticas expressionais ,pelos povos antigos , através de pinturas,desenhos ou símbolos realizados no interior das paredes ou tetos das cavernas de forma simples e rústica .

Os “artistas” da época usavam métodos  e materiais rústicos para elaboração de suas obras , como  o sangue, barro,rochas trituradas alem de fosseis de animais e deles próprios,para dar cor aos símbolos capturados através de suas observações , ademais documentar os acontecimentos  vividos por eles, com sugestões e situações que eles se encontravam que pór sua vez  acreditavam que se (desenhasse )os animais nas paredes estes estariam   com suas “almas” aprisionadas, e nada de ruim os aconteceria .

Todo esse estudo da arte rupestre  foi possível com  a ajuda dos historiadores ,pesquisadores e arqueólogos  que vem se dedicando ao estudo  dos documentos deixados pelos povos que nos antecederam, usando as imagens que estão gravadas nos “museu s”das  cavernas de todo  o mundo como marco histórico de cada época.

Todo esse legado de historia e acontecimentos contribuiu ao desenvolvimento das civilizações posteriores , que ao passar dos tempos esta arte( rupestre) simples e aparentemente sem relevância alguma para época, permitiu  ao mundo atual a magnitude  de decifrar as imagens e descobertas de como  viviam esses povos, além de  uma forma de expressão mais estética ,sintetizando a  vontade, o querer, a intenção   e a reflexão das  imagens  e ou palavras ,registradas como a  liberdade de expressar e eternizar o que se conquistou ,e  a transpor de forma colorida agradável de se olhar  um pensamento, um estilo, uma vida.

Essa  arte simples e primitiva se originou na atualidade em dois seguimentos o  Grafite e a                                                          pichação  , onde ambas se utilizam do mesmo pressuposto , a arte de registrar, documentar ,  sobre um suporte que não é para esta finalidade,mas com o trato de instruir através das evidências o que passa no momento vivido.

Assim como a arte rupestre ,grafite e a pichação todas se utilizam das artes visuais, para compor sua finalidade, mas com idiossincrasia muito significativa que confere a cada uma delas algumas relevâncias a serem indagadas.

A arte rupestre é o grafite são as mais parecidas ,pois, ambos se compõe pela capacidade de transmitir uma reflexão ao leitor , através das imagens ou rabiscos (palavras) , que ali compõe o todo, como um  acontecimento,ou insatisfação mais precisa com a sociedade ou a  política, no caso do grafite.  E a forma como viviam os povos do Paleolitico superior no período da arte rupestre Os materiais também são bem parecidos ,na época da arte rupestre não havia tinta colorida, mas estes buscavam em seu meio materiais que pudessem ser parecidos com o que utilizamos hoje. Já o grafiteiros utilizam tintas coloridas e marcantes para que se destaque em meio a poluição visual que existe nas grandes cidades. Também há entre os grafiteiros e a sociedade um respeito mutuo, pois o grafite poderá  ser idealizado  em muros , fachadas, viadutos e tetos, que sejam permitidos pelo poder publico, em locais demarcadas e com a autorização dos órgão competentes a essa finalidade

Esse fato entre arte rupestre e grafite vem favorecendo a sociedade na busca de compreender de maneira ordenada o descontentamento das classes mais humildes,legitimando  o direito de se expressar e buscar melhorias. Essa foi e  é  a ideologia dos grafiteiros (assim chamados os profissional que fazem os grafites).  De maneira a dizer ao mundo que estão vivos e querem ser ouvidos.

O grafite e a arte rupestre veio para legitimar , e expor os acontecimentos vividos pelas civilizações de maneira sadia e limpa, mas na contra mão dos fatos , surgiu a pichação que veio transcorrer todo legado da arte rupestre e do grafite , de forma agressiva a subversão ,contribuindo para degradação da paisagem urbana.

 A pichação é grafite são parecidos,porém  a pichação em nosso país e considerada crime ,vandalismo com pena que varia de três 03 (meses) a 01 (um) ano de detenção , pelos termos do art.65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais) .Contudo a lei não opera no sentido de inibir tal ação aos pichadores que deturpam  a paisagem urbana com suas palavras de ordem e palavrões espalhados pelas cidades, já que estes se sentem energizados a cometer tais infrações.

Os locais preferidos pelos pichadores são na maioria das vezes os de maior dificuldade , como muros muito alto, fachadas de edificações,e monumentos públicos e privados,pois quanto maior a dificuldade, maior o status do pichador que registra sua assinatura conhecida entre eles ,além de servir como uma demarcação de território entre grupos rivais.  O material usado pelos pichadores são a tinta em spray aerosol,de difícil remoção e dependendo do local estêncil ou rolo de tinta. A estética do pichador em suas composições são de imagens mais simples , sem detalhes na maioria das vezes ,com palavras tipografadas e hieroglíficos de execução simples pela dificuldade encontrada no local,  e geralmente no período noturno , com operações rápidas,vistas como uma afronta ao patrimônio e as leis estabelecidas pela constituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com