TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BIOGRAFIA NEGRETE

Por:   •  27/11/2021  •  Artigo  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

                       BIOGRAFIA DE NEGRETE,

                                POR ANTONIA ROSA

Personalidade ilustre na cidade de Corinto, Minas Gerais e nos arredores das Minas dos sonhos, dos morros, quiçá do Brasil, Geraldo Cardoso da Silva nasceu em Corinto, no dia 18 de setembro de 1930, filho de Francisco Cardoso da Silva e Raimunda Cardoso dos Santos, casado com Maria Amélia Prado, já falecida. Tiveram 12 filhos, sendo 3 hoje na companhia do pai celestial. Para todos e amados por todos é conhecido por Negrete. Foi desde cedo um deslumbrado pela arte e principalmente pela música, cuja raiz corre em suas veias trazendo encantamento de todos que admiram a sua voz e, que de certa forma está contida em toda a sua família, com grandes representantes na arte musical, com seus filhos e netos. Desde os primeiros passos foi um garoto feliz, amoroso e um pouco travesso, que ainda de calças curtas e sorriso no rosto embalava com alegria toda a gente do seu lugar, despertando simpatia nas pessoas que o conhecia. Nas brincadeiras com os amigos, apaixonou –se pela bola e por tanto apego, tornou –se um grande goleiro em gramados ou campos de terra batida, fazendo defesas fabulosas, que o levou ao clube de futebol de Corinto, o então famoso Guarani e consagrou – se pelo enorme sucesso e pelos títulos, como um dos melhores goleiros da região. Com sentimento de fidelidade pelas crenças e valores culturais, esteve sempre envolvido nas apresentações artísticas da cidade, cuja referência veio através de seu pai, o senhor Francisco Cardoso da Silva, idealizador das apresentações da folia de Reis em Corinto.

Passaram – se os anos e, além do futebol, Negrete também se deliciava com os acordes musicais nas majestosas tardes ou nas manhãs de um domingo festivo. Portador de uma inigualável voz, ainda rapazinho, junto com seu irmão Oliveira, formou uma dupla caipira, conhecida por Pimentinha e Castanheira, respeitada por todos, com muito sucesso. A cada dia, a música envolvia mais a sua vida, que o fez procurar uma madre religiosa para estudar canto lírico. Com bastante propriedade, teve como registro vocal tenor, a mais aguda das vozes masculinas. O gosto pela arte o levou ao teatro onde as apresentações acontecia no salão paroquial, que era Cine Rex, mais tarde o Cine Mônica. A sua vida escolar aconteceu no tão conhecido Ginásio Cristo Rei, marcando a sua trajetória intelectual e cultural, consagrando – o como diretor artístico da escola, revelando para a cidade como o grande seresteiro e galante cantor em vários casamentos em toda região, que mais tarde se tornava a voz mais expressiva do grupo de seresta Raimundo Lima e gravou 3 CDs.  Trabalhou e aposentou –se na Rede Ferroviária como pedreiro e mestre de obras. Foi agraciado como presidente de honra da ACADEMIA CORINTIANA DE LETRAS. Representou Corinto em festivais de serestas, apresentando como cantor lírico na extinta TV Itacolomi, canal 4.

Rodeado de amigos e familiares, vive tranquilo aos 91 anos, com respeito e simpatia de todos, na rua Ursulino Lima em Corinto, revivendo e vivendo a alegria de estar em paz com Deus. Geraldo Cardoso, o nosso Negrete é um dos grandes nomes da representação da arte e cultura em Corinto, esta terra de grandes talentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com