TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A China na Antiguidade

Por:   •  1/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.679 Palavras (7 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]A CHINA NA ANTIGUIDADE

Trabalho de Prática como Componente Curricular

Discente: José Luciano Da Silva Marcolino

Disciplina: História e Historiografia da Ásia

Sumario

UNIDADE 1

CHINA 2

TEMA 1 – A China na Antiguidade (2000a.C. - 200 a.C.) 2

A formação da China 2

Cronologia3

As primeiras dinastias3

A dinastia Shang3

Dinastia Zhou assume3

Os Qin no poder4

Os Han chegam ao poder4

China da dinastia Shang à dinastia Han5

Grandeza e representações da China Antiga6

Atividade7

Fontes7

 


CHINA

A China na Antiguidade (2000 a. C. – 200 a. C.)

Vocês gostam de comer arroz? Sabem para que serve a pólvora? Já ouviram falar em artes marciais ou já viram alguém treinando Kung fu? Sabem onde foi criado o papel?

Todos esses elementos e invenções designadas da cultura chinesa foram criados há milhares de anos e hoje estão integrados à nossa cultura.

Neste capitulo, iremos aprender alguns aspectos da sociedade chinesa na Antiguidade.

A formação da China

Por volta de 5000 a. C. a sociedade chinesa começou a se formar quando grupos humanos se fixaram nas margens de rios e iniciam a prática da agricultura. Assim surgiu aldeias e a população aumentou. Essas aldeias se agruparam e formaram reinos séculos mais tarde.

[pic 2]                                                                     

Fonte: Britannica Escola. Escola.britannica.com.br.

A imagem acima à esquerda retrata o Huang Ho (ou Huang He) é o segundo maior rio da China (o Yang- Te é o mais longo). O nome Huang Ho ou Huang He, quer dizer “rio Amarelo” em chinês. O rio deve seu nome à cor de suas águas lamacentas. Na imagem à direita vemos o “rio Azul” com 6.300 quilômetros de extensão, o Yang – Te é o rio mais longo da China e de toda a Ásia.    

Cronologia

Cronologia Histórica da China (2000 a. C. – 200 a. C.)

ORGANIZAÇÃO FEUDO

Dinastia Xia:                                                    2100 – 1600 a. C.

Dinastia Shang:                                               1600 – 1050 a. C.

Dinastia Zhou:                                                 1122 – 256 a. C.

ORGANIXAÇÃO IMPERIAL

Qin:                                                                  221 – 208 a. C.

Han:                                                                 206 – 220 a. C.

As primeiras dinastias

Em meados do século 3000 a. C. os habitantes da China já tinham o domínio da agricultura e da técnica de fabricar bronze, um metal feito com a mistura de cobre e estanho. Em meados de 2200 a. C. surge a Xia a primeira dinastia chinesa quando um líder chamado Yu consegue unificar os reinos e se proclama rei.

A dinastia Shang

A dinastia Shang passou a comandar, e permaneceu do século 1600 a. C. até 1050 a. C., nesse período desenvolve-se a tecnologia do metal, produção de cerâmica, vasos, fortificações, palácios, bronze para armas, carruagens entre outros. A sociedade era bem organizada, com pessoas especialistas em certas profissões, como mineiros, ceramistas, especialistas em fundição. Foram estes povos que começaram a ter contato com “estrangeiros”, quando surgiu a necessidade de distribuir os metais.    

Dinastia Zhou assume

Em seguida a dinastia Zhou passa a comandar até 256 a. C. Durante esse tempo houve descentralização do Estado sob o controle central, ou seja, o Imperador permitia que homens ilustrados controlassem e cobrassem impostos anuais das prefeituras. Nesse período o governo incentivou bastante o aumento da agricultura, ocasionando grandes produções, principalmente de trigo e arroz. Desse modo, o comércio e a indústria cresciam rapidamente e no mesmo ritmo as cidades. A escrita era bastante intensa nesse período, onde os arquivos eram arquivados em tiras de seda e bambu.

Os Qin no poder

No século 3000 a. C., ocorreu a padronização da escrita sob a dinastia Qin. A escrita foi instrumento importantíssimo para unificar um país imenso politicamente e culturalmente. O Estado chines possuía bibliotecas e universidades, portanto, produzia-se muitos escritos, sobretudo, religiosos ensinando como o mundo deveria funcionar. Os concursos para cargos no serviço público era outra prática comum dos chineses na antiguidade. Os Qin ordenaram a construção de muitas obras, como: estradas, canais e a Grande Muralha.

Os Han chegam ao poder

Em 206 a. C., foi a vez da dinastia Han assumir o poder e governar até 220 a. C., com a mesma base imperial da dinastia anterior. Esse reinado ficou marcado por obras públicas em larga escala, construção de obras elegantes, expansão do comércio para outros países com importação da seda, ferro e sal, financiamento da atividade familiar, uso dos cinco elementos do pensamento confuciano. Nesse período surge o papel permitindo o surgimento de especialistas na área da escrita. Utilizava-se energia hidráulica para irrigar as plantações, uso de relógios de água, escavação de poços profundos, houve grandes avanços na medicina e na engenharia. A dinastia Han tinha um exército forte e um comércio bastante avançado.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com